DIMENSÃO SOCIOEMOCIONAL DOS ESTUDANTES DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO E CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ACOMPANHAMENTO

Autores

Palavras-chave:

Ensino Médio, Socioemocional, Formação integral, Acompanhamento

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o processo do acompanhamento dos estudantes da 1ª série do Ensino Médio sob o olhar dos próprios estudantes e propor uma construção de acompanhamento na dimensão socioemocional, de modo a promover a concepção de formação integral da Rede Jesuíta de Educação. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem quantitativa. Participaram da pesquisa 127 estudantes da 1ª série do Ensino Médio, o instrumento de coleta de dados foi um questionário com 27 perguntas subdivididas em 5 grupos, contendo um domínio da inteligência emocional e um dos “5 CS”. Os estudantes apresentam a necessidade de serem acompanhados de perto, tanto pela escola como em parceria com a família. Ter o olhar cuidadoso quanto à mudança de comportamento e hábitos dos jovens, tudo isso irá influenciar diretamente no desenvolvimento de suas competências socioemocionais. Como proposta de intervenção desta pesquisa, foi disponibilizado um questionário (anamnese) que tem a principal função de auxiliar o orientador a conhecer o estudante para além de sua rotina de estudos, observando seu aspecto social e emocional, os sentimentos, comportamentos, relações empáticas, e a identificar pontos de ação com evidências que garantam a evolução e a aprendizagem do estudante.

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Biografia do Autor

Mariana Consulmagno Fávero, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Mestre em Gestão Educacional pela Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS)

Caroline Medeiros Martins de Almeida, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil com período sanduíche pelo PDSE/CAPES na Universidade do Porto - Portugal. Pós-Doutorado pelo PNPD/CAPES junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil. Atualmente é professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

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Publicado

2023-06-13

Como Citar

Fávero, M. C., & Medeiros Martins de Almeida, C. (2023). DIMENSÃO SOCIOEMOCIONAL DOS ESTUDANTES DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO E CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ACOMPANHAMENTO. Diálogos E Diversidade, 3, e17066. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/17066

Edição

Seção

Dossiê temático: Mestrado Profissional, pesquisa aplicada e educação