A EDUCAÇÃO 4.0 NA ESCOLA TÉCNICA DE ELETRÔNICA FRANCISCO MOREIRA DA COSTA: PERCEPÇÕES DE GESTÃO, DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Educação 4.0, Inovação, Ensino TécnicoResumo
Esta pesquisa tem como tema a Educação 4.0 e a inovação no contexto educacional. O objetivo geral é verificar quais recursos estruturais, de gestão e pedagógicos da Educação 4.0 estão presentes na Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa, e apurar a percepção dos alunos, professores e gestores, para adequar a escola na proposta deste escopo da educação. Trata-se de uma pesquisa aplicada com adoção de estudo de caso, com abordagem qualitativa e com aplicação de questionários utilizando escala likert e perguntas abertas. Foi utilizado previamente para análise dos dados a estatística descritiva e análise de conteúdo e posteriormente foi realizado um cruzamento das respostas baseado no escopo proposto pela Educação 4.0. A partir dos resultados, evidencia-se que a instituição caminha para aperfeiçoamento de suas estratégias educacionais. É possível citar pontos de atenção, como: formação continuada relacionada a Educação 4.0; investimento em espaços e infraestrutura; processo de comunicação institucional; e institucionalização de práticas pedagógicas da Educação 4.0. Por fim, foi proposto uma intervenção que descreve soluções para que os pontos de atenção identificados possam ser utilizados como referência para outras instituições para reverem seus procedimentos e práticas pedagógicas através da Educação 4.0.
Downloads
Referências
BENNELL, Ralph Ings; DUARTE, Rosália; CARVALHO, Cristina, PISCHETOLA, Magda. Educação no século XXI: Cognição, tecnologias e aprendizagens. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.
BIESTA, Gert. O dever de resistir: sobre escolas, professores e sociedades. Educação, Revista Quadrimestral. Porto Alegre, v. 41, n. 1, p. 21-29, 2018.
BIESTA, Gert. Para além da aprendizagem: educação democrática para um futuro humano. Tradução Rosaura Eichenberg. Belo Horizonte. Autêntica Editora. Coleção Educação: Experiência e Sentido, 2013.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ministério da Educação, Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018.
BRASIL. Lei Federal 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, DF, 25. Jun. 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 30/03/2021.
CARVALHO NETO, Cassiano Zeferino. Educação 4.0: princípios de práticas de inovação em gestão e docência. São Paulo: Laborciência Editora, 2018.
CRESWELL, John. W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
DELORS, Jacques (Org.). Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI. Educação a descobrir. Tradução de José Carlos Eufrázio. São Paulo: Cortez, 1996.
FISK, Peter. Education 4.0 ... the future of learning will be dramatically different, in school and throughout life. 2017.
FÜRH, Regina Candida. O Dilúvio Digital e seus Impactos na Educação 4.0 e na Indústria 4.0. In: FOSSATTI, Paulo; JUNG, Hildegard Susana Jung. Investigação em Governança Universitária: Memórias, v. 2, p. 188-200, 2018.
FÜRH, Regina Candida. Educação 4.0: Nos impactos da quarta revolução industrial. 1 ed. Curitiba: Appris, 2019.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª edição. São Paulo: Atlas, 2002.
GÓMEZ, Ángel I. Pérez. Educação na Era Digital: A escola educativa. Porto Alegre: Penso, 2015.
HORN, Michael B.; STAKER, Heather. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Pesno, 2015.
HUSSIN, Anealka Aziz. Education 4.0 Made Simple: Ideas for Teaching. International Journal of Education & Literacy Studies, 2018.
LÉVY, Pierre. O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus, 2010.
LÜCK, Heloísa et al. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, v. 1, 2009.
MERCADO, Luiz Paulo Leopoldo (Org.). Práticas de formação de professores na Educação a Distância. Maceió: Ufal, 2008.
NÓBREGA, José Cândido da Silva et al. As Revoluções Industriais no avanço de tecnologias inovadoras no desenvolvimento da educação 4.0. Informativo Técnico do Semiárido, v. 15, n. 1, p. 232-239, 2021.
PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. On the Horizon. v. 9, n. 5, 2001.
REIS, Fábio. Mudança de Mindset - Uma nova forma de pensar a educação. São Paulo, Editora de Cultura, 2021.
SCHWAB, Klaus. A quarta revolução industrial. São Paulo: Edipro, 2016.
SILVEIRA, Denise Tolfo. CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. A pesquisa científica. In: GERHARDT, Tatiana Engel SILVEIRA, Denise Tolfo (org.). Métodos de Pesquisa. 1 ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
SPADA, Welerson Mazzo. Tecnologias digitais na escola: do cruzamento de olhares a uma proposta para a sala de aula do ensino médio, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Caroline Medeiros Martins de Almeida, Douglas Rodolfo Papale
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Diálogos e Diversidade (RDD) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da RDD sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a RDD como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, dando o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, distribuindo as suas contribuições sob a mesma licença que o original, não podendo aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.