ENTRE A PROPOSIÇÃO E A PRÁTICA: UM ESTUDO DOS MOVIMENTOS POLÍTICOS E PEDAGÓGICOS NAS FORMAÇÕES CONTINUADAS OFERECIDAS PELO GEEMPA NO PERÍODO DE 2010 A 2014

Autores

Palavras-chave:

Formação continuada; políticas públicas para a educação básica; pós-construtivismo; gestão escolar; Geempa.

Resumo

Este artigo apresenta o recorte de um estudo[1]sobre elementos políticos e pedagógicos presentes na  utilização da proposta do Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (Geempa). Do estudo, participaram professores e gestores da rede de Natal, de 2010 a 2014. O convênio entre o Ministério da Educação o Geempa desencadeou a  investigação, Adotamos a metodologia qualitativa e um estudo de caso, com entrevistas semi estruturadas e análise documental. O recorte aborda, ainda, as políticas públicas e o Projeto de Correção de Fluxo Escolar na Alfabetização, além da formação de professores e do conceito de pós-construtivismo. Por meio da análise de conteúdo e  discursiva, foram constatados elementos de não continuidade da aplicação da proposta pós-construtivista, bem como sua importância para os professores que deram continuidade ao trabalho. Ao final, é proposta uma intervenção, apontando ações e enfrentamentos a elementos destacados pela pesquisa.

 

 

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Biografia do Autor

Suziane Felin Maffini, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutoranda em Educação pela Universidade La Salle (UNILASALLE) e Mestre em Gestão Educacional pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Ana Cristina Ghieleni , Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-Doutora pelo Programa Nacional doutoramento da CAPES junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino da Univates. Atualmente é docente, pesquisadora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional - Mestrado Profissional em Gestão Educacional da Unisinos (UNISINOS).

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Publicado

2023-06-13

Como Citar

Maffini, . S. F., & Ghieleni , A. C. . (2023). ENTRE A PROPOSIÇÃO E A PRÁTICA: UM ESTUDO DOS MOVIMENTOS POLÍTICOS E PEDAGÓGICOS NAS FORMAÇÕES CONTINUADAS OFERECIDAS PELO GEEMPA NO PERÍODO DE 2010 A 2014. Diálogos E Diversidade, 3, e16989 . Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/16989

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo