Metáfora e futebol na mídia das Gerais

Autores

  • Luciane Corrêa Ferreira UFMG

DOI:

https://doi.org/10.30620/p.i..v5i1.2689

Palavras-chave:

Futebol, Metáfora, Cognição

Resumo

Este artigo apresenta linguagem metafórica, assim como metonímica, veiculada na mídia impressa de Minas Gerais nas reportagens sobre futebol. Analisamos metáforas e metonímias que motivam Modelos Cognitivos Idealizados a partir de diferentes domínios experienciais, utilizadas para falar sobre futebol. A análise foi centrada em dados coletados em jornais de Belo Horizonte, Minas Gerais, e utilizou como marco teórico a Teoria da Metáfora Conceitual. A pergunta que norteou essa pesquisa foi: que domínios experienciais irão mapear o domínio FUTEBOL? Os resultados apontaram a utilização dos domínios GUERRA, ARTE, RELIGIÃO, JOGOS DE AZAR, ALIMENTO, VIDA, CONTÊINER, MÁQUINA e NAÇÃO na imprensa mineira para falar do domínio FUTEBOL.


PALAVRAS-CHAVE: Futebol; Metáfora; Cognição.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-08-30

Como Citar

FERREIRA, L. C. Metáfora e futebol na mídia das Gerais. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 5, n. 1, p. 79–102, 2016. DOI: 10.30620/p.i.v5i1.2689. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/2689. Acesso em: 22 dez. 2024.