Pragmática Pós-Metafísica

O Infradireito na Literatura e Cinema Brasileiros (Licia Soares de Souza)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/pdi.v11n1.p201

Palavras-chave:

Resenha, Pragmática Pós-Metafísica, Licia Soares de Souza

Resumo

.Em Pragmática Pós-Metafísica: O infradireito na Literatura e Cinema Brasileiros, Licia Soares de Souza propõe uma reflexão sobre o Estado de Direito na sociedade brasileira a partir de análises de dois tipos de textos diferentes, mas complementares: a literatura e o cinema. Seguindo uma tendência já comum nos Estados Unidos e Europa, mas ainda não muito encontrada no Brasil, a professora da Universidade do Estado da Bahia toma o tema como seu Norte e faz da Semiótica sua base. O livro, que dá continuidade a reflexões que aparecem em Literatura e cinema: Traduções Intersemióticas, publicado pela autora em 2009, é respaldado pelo diálogo com o trabalho de teóricos como Bakhtin, Habermas, Peirce, Iuri Lotman e Foucault. É seu objetivo preencher um vazio no estudo contemporâneo da violência em sua multiplicidade, examinando o Estado de Direito no Brasil a partir destas representações.

[Recebido em: 21 mai. 2021 – Aceito em: 18 jun. 2021]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Luciano de Andrade Tosta, University of Kansas - KU/Lawrence

Professor de Literatura Comparada e Estudos Culturais da University of Kansas, Department of Spanish and Portuguese, Lawrence - Estados Unidos.

Referências

SOUZA, Licia Soares de. Pragmática Pós-Metafísica: O Infradireito na Literatura e Cinema Brasileiros. Curitiba: Appris, 2020. 228p.

Publicado

2021-07-26

Como Citar

TOSTA, A. L. de A. Pragmática Pós-Metafísica: O Infradireito na Literatura e Cinema Brasileiros (Licia Soares de Souza). Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 11, n. 1, p. 201–204, 2021. DOI: 10.30620/pdi.v11n1.p201. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/14233. Acesso em: 19 abr. 2024.