Educação multilíngue, internacionalização e formação docente
Entrevista com Kleber Aparecido da Silva
DOI :
https://doi.org/10.30620/pdi.v13n2.p285Mots-clés :
Entrevista, Kleber Aparecido da Silva, DocênciaRésumé
Kleber Aparecido da Silva é licenciado em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Ouro Preto. Mestre em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista...
Téléchargements
Références
BAGNO, M.; RANGEL, E. O. Tarefas da educação linguística no Brasil. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 5, n. 1, Belo Horizonte, 2005.
CANAGARAJAH, S. Translingual practice: global englishes and cosmopolitan relations. New York: Routledge, 2013.
CANAGARAJAH, S. Translingual practices and neoliberal policies: attitudes and strategies of African-skilled migrants in Anglophone work places. New York: Springer, 2017.
CANAL IFPE no Youtube. 1 Fórum de Internacionalização dos IFs do Nordeste – 24/09/2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qPcfuFxrlM4&list=PLSvdu8acsShcLxhIc1zeXqa0Zr1fiYxyH&index=5&t=5078s. Acesso em: 28 mai. 2022.
COPE, B.; KALANTZIS, M. Introduction: Multiliteracies: the beginnings of an idea. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (Org.). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. Taylor & Francis e-Library, p. 3-8, 2005.
COPE, B.; KALANTZIS, M. Multiliteracies: Literacy learning and the design of social futures. Psychology Press, 2000.
COPE, B.; KALANTZIS, M. Multiliteracies: New Literacies, New Learning, Pedagogies. International Journal, v. 4, n. 3, p. 164-195, 2009.
COPE, B.; KALANTZIS, M. Prefácio: Multiletramentos e mudanças social. In: JESUS, D. M.; CARBONIERI, D. (Org.). Práticas de Multiletramentos e Letramento Crítico: Outros sentidos para a sala de aula de línguas. Campinas, SP: Pontes, p. 7-12, 2016.
de WIT, H. Internationalisation of higher education, an introduction on the why, how and what. In: de WIT, H. An Introduction to Higher Education Internationalisation. Centre for Higher Education Internationalisation, Università Cattolica Del Sacro Cuore, Milan, Italy, p. 13-46, 2013.
de WIT, H. et al. (Eds.), Internationalisation of Higher Education. Brussels: European Parliament, Directorate General for Internal Policies, 2015. Disponível em: http://www.europarl.europa.eu/RegData/etudes/STUD/2015/540370/IPOL_STU(2015)5 40370_EN.pdf. Acesso em: 17 nov. 2019.
FINARDI, K. R.; MENDES, A. R. M; SILVA, K. A. Tensões e direções das internacionalizações no Brasil: entre competição e solidariedade. Archivos Analíticos de Políticas Educativas / Education Policy Analysis Archives, v. 30, p. 1-21, 2022. DOI: 10.14507/epaa.30.6823.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 11 ed., 1996.
FREIRE, P. Education for Critical Consciousness. New York: Continuum, 1973.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. 25ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019 [1992].
KNIGHT, J. An internationalization model: meaning, rationales, approaches, and strategies. In: KNIGHT, J. Higher education in turmoil: the changing world of internationalization. Sense Publishers, Rotterdam / Taipei, p. 19-37, 2008.
NUNES, R. H.; SILVA, K. A. Políticas linguísticas e a Educação Profissional e Tecnológica: Língua Portuguesa e Educação Humanizadora. Revista da Anpoll, [S. l.], v. 52, n. 2, p. 157–177, 2021. DOI: 10.18309/ranpoll.v52i2.1561. Disponível em: https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/1561. Acesso em: 28 maio. 2022.
NUNES, Rosana Helena; Silva, Kleber Aparecido da. A internacionalização da língua portuguesa em tempos de crise do COVID-19: Educação e cenário globalizado. Linguagem & Ensino (UCPEL. Impresso), v. 24, p. 153-174, 2021. DOI: HTTPS://DOI.ORG/10.15210/RLE.V24I2.19266.
PEREIRA, L. S.; SILVA, K. A.; GUIMARÃES, R. M. Internacionalização da Educação como prática translingue: parâmetros e proposições para a formação crítica de professores de línguas. Revista X, v.15, n.1, p. 202-226, 2020.
PENNYCOOK, A. Lessons from colonial language policies. In: GONZÁLEZ, R. D. (Ed.). Language ideologies: critical perspectives on the official English movement, vol. 2: history, theory, and policy. Urbana, IL: National Council of Teachers of English; Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, p. 198-220, 2001.
PENNYCOOK, A.; MAKONI, S. Innovations and Challenges in Applied Linguistics from the Global South. Routledge: London and New York, 2019.
PESSOA, R. R. Conhecer como reconhecer: estudos na formação crítica de professoras/es de língua estrangeira. In: SILVA, K. A.; MASTRELA-DE-ANDRADE, M.; PEREIRA FILHO, C. A. (Orgs.). A formação de professores de línguas: políticas, projetos e parcerias. Campinas, SP: Pontes Editores, p. 127-149, 2015.
PESSOA, R. R.; SILVESTRE, V. P. V.; MONTE MÓR, W. (Orgs.). Perspectivas críticas de educação linguística no Brasil. São Paulo: Pá de Palavras, 2018.
PESSOA, R.; SILVA, K. A.; FREITAS, C. C. (2021). Praxiologias do Brasil Central sobre Educação Linguística Crítica. São Paulo: Pá de Palavras, 2021.
ROSA, T. A. B.; ARAUJO, M. C.; SILVA, K. A.; SOARES, V. A Língua Inglesa e a internacionalização do Ensino Superior: análise comparativa de duas instituições de países do BRICS. Revista Letras Raras, v. 11, p. 85, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rlr.v1i1.2184.
SILVA, K. A.; DIAS, R. (Org.). A Rede Federal de Educação Profissional no Ensino Médio e a aprendizagem de inglês: visão geral e pedagogias vivenciadas. 1 ed. Campinas: Pontes Editores, 2020. 298p.
SLAVIERI, L. Internacionalização da Rede Federal: Integração, Engajamento, Efetividade: Alinhando nossas ações para os novos cenários. Palestra no I Fórum de Internacionalização dos IFs do Nordeste, 2021.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural 2021
Cette œuvre est protégée sous licence Creative Commons Attribution - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Pontos de Interrogação o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.