A memória fotográfica de Hollywood em Madureira: editando poses e flagrantes da bailarina do Morro da Favela no contexto da “Política da Boa Vizinhança”

Auteurs-es

  • Sormani Silva

DOI :

https://doi.org/10.30620/p.i..v8i2.5918

Résumé

O objetivo deste artigo é abordar o arquivo fotográfico como artefato de memória. A fotografia em questão, denominada como bailarina do Morro da Favela, foi produzida pela Divisão de Turismo do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) durante a passagem de Walt Disney pelo Brasil em agosto de 1941. A proposta de uma memória fotográfica, se articula num processo em que a percepção da imagem transita entre a noção de arte e testemunho dos acontecimentos. Ao mesmo tempo o artigo insere uma discussão sobre a emergência das escolas de samba no âmbito das relações culturais e, com isso, problematiza, através da imagem, as contradições da política de turismo no contexto da “Política da Boa Vizinhança”.

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Publié-e

2019-02-11

Comment citer

SILVA, S. A memória fotográfica de Hollywood em Madureira: editando poses e flagrantes da bailarina do Morro da Favela no contexto da “Política da Boa Vizinhança”. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 8, n. 2, p. 199–222, 2019. DOI: 10.30620/p.i.v8i2.5918. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/5918. Acesso em: 22 déc. 2024.