Desafios sociopolíticos: ENEM, currículo e práticas de ensino de língua portuguesa

Auteurs-es

  • Jairton Mendonça de Jesus
  • Jaqueline Gomes dos Santos Teles
  • Sammela Rejane de Jesus Andrade

DOI :

https://doi.org/10.30620/p.i..v7i2.4497

Résumé

As funcionalidades do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vão para além das institucionalmente oficializadas. Umas interferem sociopoliticamente em interesses públicos e privados de maneira direta, outras nem tanto. Este trabalho tem o objetivo de discutir como o currículo e as práticas de ensino de Língua Portuguesa nas escolas da educação básica são modeladas pelo Enem, observando a aderência ou não dos pressupostos contidos nos PCNs, PNLD e Matrizes de Referência do Enem. Para isso, utilizamos documentos oficiais, pesquisa bibliográfica e, a partir do survey, como método de amostragem, aplicamos um questionário a docentes de Língua Portuguesa de três escolas da rede estadual de educação de Sergipe, para descrever suas percepções a respeito de como o currículo e as práticas de ensino de Língua Portuguesa se adequam ao modelo de avaliação do exame.

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Publié-e

2018-03-02

Comment citer

DE JESUS, J. M.; TELES, J. G. dos S.; ANDRADE, S. R. de J. Desafios sociopolíticos: ENEM, currículo e práticas de ensino de língua portuguesa. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 7, n. 2, p. 89–106, 2018. DOI: 10.30620/p.i.v7i2.4497. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/4497. Acesso em: 22 déc. 2024.