Leitura literária digital

novas formas de conceber o letramento na escola

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30620/pdi.v13n2.p61

Palabras clave:

Leitura, Letramento, Conto, Escola, Tecnologia

Resumen

O presente artigo objetiva discutir as novas formas de conceber o ensino da leitura sob a perspectiva do letramento literário no ambiente virtual, apresentando uma proposta de intervenção que considerou os limites e as complexidades dos leitores digitais quanto à apropriação da linguagem cibernética. Tendo como base principal a pesquisa-ação (THIOLLENT, 2002), o trabalho em campo proporcionou aos alunos de uma escola pública de São Cristóvão/SE vivenciar uma experiência de leitura baseada no letramento literário de Cosson (2014; 2016) através da análise e do contato com contos reconhecidos como clássicos da literatura popular de tradição oral. A fundamentação teórica empregada assenta-se também nos aportes teóricos postulados por Xavier (2013), evidenciando os desafios da escola diante da aprendizagem hipertextualizada; por Coscarelli; Novais (2010) ao apontarmos a complexidade do processamento da leitura no ambiente digital pelos leitores; por Rojo (2012) e Freitas (2011) acerca dos multiletramentos e letramento digital. Assim, a tentativa de aliar a tecnologia ao ensino da leitura, tomando como diretriz as premissas de base, foi criado o App ConteConto, ferramenta usada no smartfone, com sistema operacional Android que possibilita a aprendizagem à distância. A partir da experiência com o aplicativo nas oficinas on-line de leitura, um caderno literário digital foi elaborado com o intento de auxiliar educadores no trabalho com contos. A presente análise possibilita a reflexão sobre práticas do ensino da leitura diante do advento da cibercultura.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniela Pereira de Oliveira, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe.

Jeane de Cássia Nascimento Santos, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Profa. Dra. do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe.

Citas

BORDINI, Maria da Glória; AGUIAR, Vera Teixeira de. Literatura – A formação do leitor: alternativas metodológicas. 2ª ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ensino Fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2018.

CANDIDO, Antonio. Direitos Humanos e literatura. In: A.C.R. Fester (Org.) Direitos humanos E… Cjp / Ed. Brasiliense, 1989.

COSCARELLI, Carla Viana; NOVAIS, Ana Eliza. Leitura: um processo cada vez mais complexo. Letras de hoje, Porto Alegre, v. 45, n. 3, p. 35-42, 2010.

COSCARELLI, Carla Viana. Tecnologias para aprender. Or. Carla Viana Coscarelli. 1.ed, São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

CERIGATTO, M. P. , & CASARIN, H. de C. S. (2015). Novos leitores, novas habilidades de leitura e significação: desafios para a media e information literacy. Informação & Sociedade: Estudos, 25(1), 052. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/039. Acesso em 3 de janeiro de 2023.

FREITAS, Maria Teresa. Letramento digital e formação de professores. Educ. rev. [online], v. 26, n. 3, p. 335-352. 2011.

WILSON, Carolyn et al. Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de professores. Brasília: Unesco, UFMT, 2013.

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed., 6ª. reimpressão. São Paulo: Contexto, 2016.

ROJO, Roxane; Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. p. 11-32. Disponível em: https://www.academia.edu/35255109/Multiletramentos_na_escola. Acesso em: 01 de setembro de 2023.

ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gèrard; REZENDE, Neide Luzia (Orgs.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013.

XAVIER, Antonio Carlos. Educação, tecnologia e inovação: o desafio da aprendizagem hipertextualizada na escola contemporânea. Revista Contexto Linguístico, v. 7, p. 42-61, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/6004. Acesso em: 10 maio 2019.

Publicado

2024-03-05

Cómo citar

OLIVEIRA, D. P. de; SANTOS, J. de C. N. Leitura literária digital: novas formas de conceber o letramento na escola. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 13, n. 2, p. 61–81, 2024. DOI: 10.30620/pdi.v13n2.p61. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/v13n2p61. Acesso em: 22 nov. 2024.