Cultura científica nas redes sociais digitais
A MODEL ON THE INFLUENCE OF DEMOCRATIZATION OF SCIENTIFIC KNOWLEDGE
DOI:
https://doi.org/10.30620/pdi.v13n2.p173Palabras clave:
Redes Sociais Digitais, Conhecimento Científico, Cultura Científica, Popularização Científica, Modelagem e SimulaçãoResumen
Quando chegamos ao entendimento da importância do fomento à cultura científica na sociedade como um movimento de evolução e estímulo à quebra de barreiras socioculturais e educacionais, nos questionamos em relação aos veículos que podem ser adotados, no objetivo de aproximar as produções científicas de todas as classes sociais de uma maneira mais igualitária, democrática e popular, o que nos remete às redes sociais digitais, importantes meios de comunicação no cenário tecnológico que vivemos atualmente. Neste sentido, podemos conjecturar que adotar essas redes como veículos para divulgação científica pode ser uma estratégia relevante considerando seus múltiplos recursos de atração do usuário e acessibilidade. Porém, um dos desafios diz respeito a ideia de como mensurar índices de popularização da ciência a partir do uso das redes sociais digitais em valores que permitam estimar um coeficiente adquirido de cultura científica. Posto o referido problema, apresentamos um conjunto de modelos conceituais e matemático-computacionais que conjuntamente possibilitaram a comprovação do que se pensava a respeito do potencial das redes sociais digitais como meios eficientes de divulgação e democratização científica, ratificando a premissa de que todos os indivíduos, independente da sua formação escolar, podem evoluir cientificamente quando são adotados os mecanismos adequados para o seu estímulo cognitivo.
Descargas
Citas
BRITO, Dirceu dos Santos; ALMEIDA, Lourde Maria Werle de. O conceito de função em situações de modelagem matemática. Zetetike, v. 13, n. 1, p. 63-86, 2005.
BUENO, S. Minidicionário da língua portuguesa. FTS. São Paulo. 2000.
BUENO, Wilson Costa. Comunicação cientifica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, v. 15, n. 1esp, p. 1-12, 2010.
CALDAS, Graça. Divulgação científica e relações de poder. Informação & Informação, v. 15, n. 1esp, p. 31-42, 2010.
CALÓ, Lilian. Indexação: passo a passo. In: Curso de editoração científica, 21, Seminário satélite para editores plenos, 7. ed. 2013, São Paulo. Disponível em: https://www.abecbrasil.org.br/novo/eventos/xxi_curso/palestras/quinta/liliancalo.pdf. Acesso em: 13 out. 2021.
CIRIBELI, João Paulo; PAIVA, Victor Hugo Pereira. Redes e mídias sociais na internet: realidades e perspectivas de um mundo conectado. Revista Mediação, 2011.
DE SOUSA COSTA, Marcilio José; LOPES, Sonia Aguiar. A cultura científica na sociedade em midiatização. Anais de Resumos Expandidos do Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, v. 1, n. 2, 2019.
DIAS, C. C.; DIAS, R. G.; ANNA, J. S. Potencialidade das redes sociais e de recursos imagéticos para a divulgação científica em periódicos da área de ciência da informação. BIBLOS – Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v. 34, n. 1, p. 109-126, 2020. DOI: 10.14295/biblos.v34i1.11241. Acesso em: 13 out. 2021.
HADDAD, Fernando. Educação para induzir e democratizar o conhecimento científico. Inclusão Social, v. 1, n. 1, p. 10-11, 2005.
JAPIASSU, H. e Marcondes. Pequeno dicionário de filosofia. São Paulo: Jorge Zahar, (1989).
PRÍNCIPE, Eloisa. Comunicação científica e redes sociais. In: ALBAGLI, Sarita (Org.). Fronteiras da Ciência da Informação. IBrasília: IBICT, 2013. p. 196-216.
VOGT, Carlos; CERQUEIRA, Nereide; KANASHIRO, Marta. Divulgação e cultura científica. ComCiência, n. 100, p. 0-0, 2008.
VOGT, Carlos; MORALES, Ana Paula. Espiral, Cultura e Cultura Científica. ComCiência, 2017. Disponível em: https://www.comciencia.br/espiral-cultura-e-cultura-cientifica. Acesso em: 14 out. 2021.
VOLPATO, Bruno. Ranking: as redes sociais mais utilizadas no Brasil e no mundo em 2022, com insights e materiais. Disponível em: https://resultadosdigitais.com.br/marketing/redes-sociais-mais-usadas-no-brasil. Acesso em: 01 jun. 2022.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Pontos de Interrogação o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.