A mediação da leitura de contos de suspense de Lygia Fagundes Telles

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30620/pdi.v13n2.p137

Palabras clave:

Leitura literária, Contos de suspense, Violência contra a mulher, Lygia Fagundes Telles

Resumen

Este artigo traz uma proposta de mediação de leitura literária com contos de suspense de Lygia Fagundes Telles. Na primeira fase, a mediação é organizada com base na perspectiva da “leitura subjetiva”, de Annie Rouxel (2013), que propõe a valorização da espontaneidade do leitor; na segunda, ressaltamos as pistas do texto para a construção de uma interpretação, levando conta observações de Umberto Eco (2011); já na fase final da roda de leitura, passamos a explorar questões identitárias, levando em conta o “modelo cultural de leitura”, de Carlos Gomes (2012). Além dessas estratégias, seguimos os procedimentos sugeridos por Rildo Cosson acerca das leituras compartilhadas (2020). O processo de mediação ampliou o horizonte de expectativa dos participantes, promovendo um debate sobre as diferentes formas de opressão feminina ainda presentes em nossa sociedade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ricardo Araújo Almeida Santana, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Prof. da Educação Básica da Rede Estadual da Bahia. Mestre em Letras pelo Profletras – Unidade de Itabaiana (UFS).

Carlos Magno Gomes, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Prof. Titular de Literatura da Universidade Federal de Sergipe. Pesquisador CNPq. Doutor em Literatura pela UnB em 2004.

Citas

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2017.

COSSON, Rildo. Leitura cumulativa como letramento literário. Revista Entreletras, Araguaína, v. 11, n. 2, set./dez. 2020a.

COSSON, Rildo. Literatura Compartilhada: Uma prática de letramento literário. Revista Interdisciplinar, São Cristóvão, UFS, v. 33. p. 13-29. 2020b.

CRUZ, Maria de Fátima Berenice da. Formação do leitor na educação infantil: Leiturando as fábulas. Revista Interdisciplinar, São Cristóvão, UFS, v. 31, jan.-jun., p. 43-57, 2019.

CRUZ, Maria de Fátima Berenice da. Experiências leitoras de uma leitura literária subjetiva. Revista Interdisciplinar, São Cristóvão, UFS, v. 35, p. 121-139, 2021.

ECO, Umberto. O leitor modelo. In: Leitor in fábula. São Paulo: Perspectiva, 2011, p. 34-49.

ECO, Umberto. Interpretação e Superinterpretação. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

GOMES, Carlos Magno. O modelo cultural de leitura. Nonada: Letras em Revista, v. 1, n. 18, p. 167-183, 2012.

GOMES, Carlos Magno. Os espectros do feminicídio em Lygia Fagundes Telles. Revista Araticum. Programa de Pós-graduação em Letras/Estudos Literários da Unimontes. v.19, n.1, 2019.

DE JESUS, Joseneide Santos de; GOMES, Carlos Magno Prática de letramento poético de canções femininas. Pontos de Interrogação Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 10, n. 1, p. 83-103, 2020.

PRAXEDES, Maria Fernandes de Andrade. Cemitério, formigas e caçada: leitura com suspense em Lygia Fagundes Telles. – Campina Grande, 2010. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades.

REZENDE, Neide Luzia de. Leitores em diferentes tempos: A recepção do conto felicidade clandestina, de Clarice Lispector. Interdisciplinar, São Cristóvão, UFS, v. 35, p. 41-56, 2021.

ROUXEL, Annie. Práticas de leitura: quais rumos para favorecer a expressão do sujeito leitor? Cadernos de pesquisa, v. 42, n.145, p. 272-283, 2012.

ROUXEL, Annie. Ensino da literatura: Experiência estética e formação do leitor. In: ALVES, José Hélder Pinheiro et al. (Org.). Memórias da Borborema 4: Discutindo a literatura e seu ensino. Campina Grande: Abralic, 2014.

ROUXEL, Annie. Ousar ler a partir de si: desafios epistemológicos, éticos e didáticos da leitura subjetiva. Revista Brasileira de Literatura Comparada, n. 35, 2018.

TELLES, Lygia Fagundes. Os Contos. São Paulo: Companhia das Letra, 2018.

Publicado

2024-03-05

Cómo citar

SANTANA, R. A. A.; GOMES, C. M. A mediação da leitura de contos de suspense de Lygia Fagundes Telles. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 13, n. 2, p. 137–155, 2024. DOI: 10.30620/pdi.v13n2.p137. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/v13n2p137. Acesso em: 22 nov. 2024.