Democratização da literatura na Educação Básica: experiências no subprojeto de português e literaturas do PIBID (2018-2020) na UFRJ
DOI:
https://doi.org/10.30620/p.i..v10i1.9332Resumen
A partir da articulação entre educação básica e ensino superior, apresentamos, neste artigo, alguns trabalhos desenvolvidos entre setembro de 2018 e dezembro de 2019 no Programa de Iniciação à Docência (Pibid) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pretendemos falar sobre dois dos projetos que tiveram lugar em dois núcleos do Pibid: i) Mobilivro, que aborda a formação de comunidades de leitores na escola; e ii) A poesia ao meu redor: o diálogo entre a produção poética da baixada fluminense e aulas do sexto ano, que desenvolveu o letramento literário dos alunos, partindo do diálogo proposto entre poetas do cânone brasileiro e autores contemporâneos moradores da mesma região na qual a escola está localizada. Antes disso, consideramos alguns aspectos teóricos sobre o letramento literário e a educação literária que sempre nortearam nossas ações em tais projetos e os saberes necessários para a prática docente.
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