Metáfora na escola brasileira: dicionários em pauta
DOI:
https://doi.org/10.30620/p.i..v5i1.2690Resumen
No espaço escolar brasileiro, de um modo geral, ainda, se trabalham as metáforas, de forma a apresentá-las aos alunos como um recurso retórico, limitado-as à língua, ao seu léxico e ao texto literário, ainda que, pelo menos desde os primórdios dos anos de 1980, com a publicação do livro Metaphors We Live By, de George Lakoff e de Mark Johnson, o fenômeno metafórico tenha sido direcionado ao pensamento, à ação, passando a ser interpretado como um mecanismo de compreensão do mundo que circunda os seres humanos, tendo sido, portanto, reinterpretado como uma ferramenta de conceptualização, logo, interconectado à cognição humana. Sabendo disso, elaborei um estudo cujo objetivo principal foi procurar compreender como a metáfora é apresentada em dicionários utilizados em escolas brasileiras, a fim de verificar se, nessas obras, já ocorre algum tipo de transposição didática que atualize as paráfrases definitórias. Após realização deste estudo, este artigo apresenta os seus resultados.
PALAVRAS-CHAVE: Metáfora; Ensino; Dicionários Escolares; Linguística Cognitiva; Metalexicografia.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Pontos de Interrogação o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.