A condição sertaneja em Gado Humano: notas para uma leitura a contrapelo
DOI:
https://doi.org/10.30620/p.i..v1i2.1520Resumen
Neste trabalho pretendo discutir as imagens do sertão e do sertanejo forjadas pelo intelectual baiano Nestor Duarte Guimarães em seu romance Gado Humano, publicado em 1936. Neste percurso, tento problematizar a ideia de que tais imagens, de que tais “representações”, cumprem fundamentalmente a tarefa de “representar” determinada “realidade”. Postulando que as narrativas mais constroem que refletem aquilo que tomam por referente, tento pôr em relevo a ambivalência presente neste discurso representacionista que, em sua ânsia de afirmar o outro, por vezes acaba por negá-lo. Assim, além de proporuma leitura a contrapelo da narrativa duarteana, questiono também uma tradição que, de forma um tanto acrítica, se propõe a tomar a literatura como mero testemunho de uma ou outra realidade, esquecendo precisamente o potencial construtivista que tais narrativas envergam.
Palavras-chave
Nestor Duarte, literatura, representação, sertão.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Pontos de Interrogação o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.