Saussure: a invenção da Linguística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/pdi.v12n1.p201

Palavras-chave:

Resenha. Saussure, A invenção da Linguística, José Luiz Fiorin

Resumo

O signo linguístico trazido à baila para o campo das ciências, por Ferdinand de Saussure no século XX, configurou-se como grande contribuição para o âmbito da linguagem, primeiramente pela novidade no que diz respeito à língua como objeto (e categorias úteis de análises associadas a ela) e escopo da Linguística Moderna, ao lado das contribuições de suas noções para o estabelecimento das Ciências Humanas. O auge desse momento, portanto, reflete em outras áreas do saber que operam com a linguagem enquanto cerne epistemológico, quais sejam, a psicanálise, a antropologia, a história e as artes, por exemplo. Todas elas em suas matrizes de pensamentos e viradas culturais que consideram o sujeito como agente dos processos socioculturais e, por isso mesmo, marca central da produção de conhecimento na modernidade...

[Recebido em: 21 mai. 2022 – Aceito em: 18 jun. 2022]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Vidinha Corrêa, Instituto Federal Baiano - IF/Campus Valença

Doutorando em Crítica Cultural pela Universidade do Estado da Bahia. Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão (com bolsa CAPES). Possui graduação em Letras/Libras pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Atualmente é professor da área de Letras/Libras do Instituto Federal Baiano (Campus Valença).

Referências

FIORIN, José Luiz; FLORES, Valdir do Nascimento; BARBISAN, Leci Borges (Org.). Saussure: a invenção da Linguística. São Paulo: Contexto, 2019.

Publicado

2022-08-29

Como Citar

CORRÊA, G. V. Saussure: a invenção da Linguística. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 12, n. 1, p. 201–210, 2022. DOI: 10.30620/pdi.v12n1.p201. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/15007. Acesso em: 18 abr. 2024.