Costuras Performativas

a mesa posta da artista Ana Fraga

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/pdi.v12n1.p71

Palavras-chave:

Arte, Mulher, Ana Fraga, Mesa Posta, Gênero

Resumo

O presente artigo é um recorte da dissertação realizada no Programa de Crítica Cultural finalizada em 2019 e traz para o debate questões relacionadas aos processos de apagamento das mulheres artistas no campo da arte, levando em consideração os padrões ainda vigentes do patriarcalismo, sexismo, falocratismo que ainda permeiam o contexto artístico dificultando as mulheres artistas a visibilização de seus trabalhos, o que ainda fica mais agravado no interior do estado da Bahia. Para além disso, a pesquisa mostra o percurso da artista Ana Fraga, baiana de São Félix, destacando algumas de suas produções e em especial fazendo uma abordagem mais próxima da obra A Mesa Posta de 2005, realizada na Galeria Aliança Francesa, na exposição em homenagem ao artista José Pancetti. A obra em questão propôs de forma ácida a quebra de padrões e das violências direcionadas as mulheres, pois se constituía de metáforas que sinalizava – principalmente pela quebra da louça na qual estavam impressas frases machistas, na cor azul criada pelo artista Pancetti – uma proposição para que todos desfizessem os estereótipos, estilhaçassem as normas impostas. Vale destacar que um dos pontos norteadores para a produção da Mesa Posta foi a relação violenta de Pancetti com sua esposa Anita Caruso, por isso, a artista inverte a lógica de “homenagear” e usa o tema proposto pela curadora da exposição para questionar os transeuntes sobre o papel, lugar da mulher no seio social.

[Recebido em: 21 mai. 2022 – Aceito em: 18 jun. 2022]

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Biografia do Autor

Geisa Lima dos Santos, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutoranda no programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares em Mulheres, Gênero e Feminismo. Mestra em Crítica Cultural pela Universidade do Estado da Bahia (2019). Possui bacharelado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2015), Licenciatura em Artes Visuais pela UNIASSELVI (2021) e graduação em Pedagogia pela Faculdade Santo Antônio (2010). Servidora pública desde 2015 atua como coordenadora pedagógica no município de Itapicuru (BA).

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Publicado

2022-08-29

Como Citar

SANTOS, G. L. dos. Costuras Performativas: a mesa posta da artista Ana Fraga. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 12, n. 1, p. 71–95, 2022. DOI: 10.30620/pdi.v12n1.p71. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/14999. Acesso em: 29 mar. 2024.