A autoria negro-feminina no Brasil e em Moçambique: o escrever entre dobras e insurgências

Autores

  • Ana Rita Santiago

DOI:

https://doi.org/10.30620/p.i..v10i2.10893

Resumo

A produção literária de escritoras negras no Brasil e africanas de Moçambique tem sido marcada por um árduo exercício de dessilenciamento de suas vozes autorais e visibilização de suas tessituras literárias. Diante disso, este artigo objetiva refletir sobre modos de (re) existências das autoras desses países. Propõe-se ainda discutir como em suas escritas elas (re) criam possibilidades de sentidos de vida, contrapondo-se às narratividades, demarcações, geografias e práticas que lhes fixam em “lugares” de subjugações e interdições. Apresentam-se, neste texto, leituras descritivo-interpretativas de algumas de suas dicções literárias para compreensão de como elas forjam os significados e dobras de (re) existir, criar mundos, caminhos e resistência.

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Publicado

2020-12-27

Como Citar

RITA SANTIAGO, A. . A autoria negro-feminina no Brasil e em Moçambique: o escrever entre dobras e insurgências. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 10, n. 3, p. 121–134, 2020. DOI: 10.30620/p.i.v10i2.10893. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/10893. Acesso em: 29 mar. 2024.