O equilíbrio precário entre arte e realidade: em Abel Azcona

Autores/as

  • Djalma Thürler
  • Duda Woyda

DOI:

https://doi.org/10.30620/p.i..v10i2.10837

Resumen

O artigo, fruto de pesquisa sobre as infiltrações da performance no teatro contemporâneo, produzido na encruzilhada entre Arte, Ciências Sociais e Humanas, busca explorar as relações entre o teatro, corpo e colonialidade, a partir do trabalho realizado em duas obras do artista espanhol Abel Azcona, a saber, “España os pide perdón” e “Empatía y Prostitución”. Para pensar a experiência da decolonialidade na arte, optamos por intelectuais de caráter heterogêneo e transdisciplinar, dentre os quais Paul B. Preciado, Suely Rolnik e Rancière. Espera-se constatar que Azcona, enquanto artista contemporâneo, acredita na arte como um instrumento transformador, útil para a revolução micropolítica pensada por Preciado e que as obras autobiográficas aqui abordadas possuem marcadores políticos que expressam uma profunda rebelião contra a sociedade.

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Publicado

2020-12-22

Cómo citar

THÜRLER, D. .; WOYDA, D. . O equilíbrio precário entre arte e realidade: em Abel Azcona. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 10, n. 2, p. 43–66, 2020. DOI: 10.30620/p.i.v10i2.10837. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/10837. Acesso em: 21 nov. 2024.