Chamada para contribuições Volume 13, nº 2 - Educação multilíngue e letramentos: políticas linguístico-literárias

2023-01-19

Pontos de Interrogação: Revista de Crítica Cultura
Revista do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural da UNEB
Vol. 13, n. 2, jul./dez. 2023
ISSN: 2237-9681
Novo Qualis: A2
Indexador: http://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint

Organizadores:
Dra. Maria de Fátima Berenice da Cruz – (UNEB);
Dr. Kleber Aparecido da Silva – (UNB);
Dr. Ricardo Almeida de Paula – (UFMA);
Dr. Hamlet Fernández Díaz – (Universidad de la Habana)

Educação multilíngue e letramentos: políticas linguístico-literárias
A comissão editorial da revista eletrônica Pontos de Interrogação, do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural, do Campus II, da UNEB/Alagoinhas-Ba, comunica a todos que está recebendo, até o dia 31 de outubro de 2023, contribuições acadêmicas originais (artigos, resenhas e entrevistas), em português, inglês, francês ou espanhol, para compor o v. 13, nº. 2, a ser publicado em dezembro de 2023.  O tema gerador deste volume é Educação multilíngue e letramentos: políticas linguístico-literárias.

 

EMENTA: A educação multilíngue é um tema permeado por reivindicações humanitárias. Na perspectiva das políticas educacionais, a escola, ao ser legitimada pelas normas legais, não se constitui como entidade neutra, visto que ela contribui de forma direta com a escolarização da língua e da literatura através de categorizações, hierarquizações e constantes disciplinarizações. Nesse jogo que tanto pode silenciar como invisibilizar sujeitos, a escola pode adotar estratégias de promoção de direitos e de emancipações intelectuais. É nesse sentido que este dossiê se apresenta para refletir sobre estudos e políticas que estão sendo implantadas e implementadas nos diversos contextos escolares para dar visibilidade à língua e literatura indígena, quilombola, do campo, das comunidades de surdos, assim como das comunidades de imigrantes, deixando à mostra as possíveis tensões, contradições, interesses e diretrizes que se fazem presentes na educação multilíngue, sinalizando para as suas limitações e controvérsias. Assim, se faz importante pensar como previsto na Declaração de Bangkok para Línguas e Inclusão (2019), que seja refletido, principalmente nas pesquisas, a educação multilíngue desde as séries iniciais; a diversificação de professores falantes das língua nativas; a construção de parcerias com associações, universidades e grupos locais e a construção de relatórios que fundamentem e fortaleçam a agenda de 2030. Daí a importância da escola promover projetos e pesquisas que contemplem a diversidade local com foco na língua e na literatura em atenção aos diferentes modos de produção, circulação e recepção. A partir dessas considerações, o Dossiê 2023.2 apresenta propostas no contexto teórico e metodológico de pesquisas acerca de Educação multilíngue e letramentos: políticas linguístico-literárias. Tais pesquisas serão de fundamental relevância para se pensar a pesquisa-formação construída pelos saberes acadêmicos e experienciais como constructos necessários à formação docente. Isto posto, seguem alguns recortes temáticos sobre os quais receberemos colaborações para o número da Revista Pontos de Interrogação ISSN 2178-8952 aqui proposto:

  1. Língua, literatura e cultura Latino-Americana
  2. Letramento e ensino multilíngue
  3. Literaturas das periferias Rurais e Urbanas
  4. Língua, literatura e culturas no BRICS
  5. Políticas e direitos em línguas indígenas

 

DOSSIER SUMMARY: Multilingual education is a theme permeated by humanitarian claims. From educational policies perspective, the school does not constitute a neutral entity as far as being legitimized by legal norms, since it contributes directly to schooling language and literature through categorizations, hierarchies and constant disciplinarization. In this game that can so much either to silence or make the subjects invisible, the school must adopt strategies to promote rights and intellectual emancipation. It is in this sense that this dossier is presented to reflect on studies and policies which has been implemented in the various school contexts to give visibility to the indigenous, quilombola, the countryside, deaf communities language and literature, as well as immigrant communities, showing up possible tensions, contradictions, interests and guidelines that are present in multilingual education, pointing to its limitations and controversies. Thus, it is important to think as foreseen in Bangkok Declaration for Languages and Inclusion (2019), that it should be reflected mainly in research as multilingual education since the elementary school; native language-speaking teachers’ diversification; building up partnerships with associations, universities and local groups and report building which grounds and strengthens 2030 agenda. Hence the importance of school promoting projects and research that look on local diversity with a focus on language and literature in attention to different ways of production, circulation and reception. Based on these considerations, Dossier 2023.2 presents proposals in theoretical and methodological context of multilingual education and literacies research: linguistic-literary policies. Such research will be of fundamental relevance to think of the research-formation constructed by academic and experiential knowledge as constructs necessary for teaching training. That said, here we have some thematic clippings proposed here on which we will receive collaborations for present Pontos de Interrogação Magazine number ISSN 2178-8952:

  1. Latin America language, literature and culture
  2. Literacy and multilingual teaching
  3. Rural and Urban peripheries Literatures
  4. Language, literature and cultures in BRICS
  5. Policies and rights in indigenous languages

 

EMENTA: La educación multilingüe es un tema impregnado de reclamos humanitarios. Desde la perspectiva de las políticas educativas, la escuela, al estar legitimada por normas legales, no constituye una entidad neutral, ya que contribuye directamente a la escolarización de la lengua y de la literatura a través de categorizaciones, jerarquías y acciones disciplinarias constantes. En este juego que puede silenciar y invisibilizar a los sujetos, la escuela puede adoptar estrategias para promover derechos y emancipaciones intelectuales. Es en este sentido que se presenta este dossier para reflexionar sobre los estudios y políticas que se están desplegando e implementando en los diversos contextos escolares para dar visibilidad a la lengua y literatura indígena, quilombola, el campo, las comunidades sordas, así como las comunidades inmigrantes, dejando de mostrar las posibles tensiones, contradicciones, intereses y pautas que están presentes en la educación multilingüe, señalando sus limitaciones y controversias. Por lo tanto, es importante pensar según lo dispuesto en la Declaración de Bangkok para las Lenguas y la Inclusión (2019), que se refleja, principalmente en la investigación, la educación multilingüe desde los primeros años; diversificación de los profesores de lengua materna; la construcción de alianzas con asociaciones, universidades y grupos locales y la construcción de informes que sustenten y fortalezcan la Agenda 2030. De ahí la importancia de que la escuela promueva proyectos y investigaciones que contemplen la diversidad local con un enfoque en la lengua y la literatura en atención a los diferentes modos de producción, circulación y recepción. A partir de estas consideraciones, el Dossier 2023.2 presenta propuestas en el contexto teórico y metodológico de la investigación sobre educación y alfabetizaciones multilingües: políticas lingüístico-literarias. Dicha investigación será de fundamental relevancia para pensar en la investigación-formación construida por el conocimiento académico y experiencial como constructos necesarios para la formación docente. Dicho esto, aquí hay algunos recortes temáticos en los que recibiremos colaboraciones para el número de la Revista Pontos de Interrogação ISSN 2178-8952 propuesto aquí:

  1. Lengua, literatura y cultura latino-americanas
  2. Alfabetización y enseñanza multilingües
  3. Literaturas de periferias rurales y urbanas
  4. Lengua, literatura y culturas en BRICS
  5. Políticas y derechos en lenguas indígenas

 

Prazo de submissão: até 31 de outubro de 2023.

Previsão para publicação: até 31 dezembro de 2023.

 

Alagoinhas: Pós-Crítica, 2023, Publicação Semestral
ISSN 2178-8952

 

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