Prática de letramento poético de canções femininas
DOI:
https://doi.org/10.30620/p.i..v10i1.9328Abstract
Este artigo descreve uma proposta de intervenção para formação de leitores/as críticos/as por meio de canções de autoria feminina que destacam o empoderamento da mulher na luta contra a desigualdade de gênero. Debatemos as especificidades do letramento poético e a performance feminista a partir de duas oficinas voltadas para a educação básica, explorando as canções “Respeita”, de Ana Cañas, e “Respeita as mina”, de Kell Smith. Metodologicamente, articulamos, na fundamentação desta abordagem, os conceitos de ensino de poesia, de Hélder Pinheiro Alves, hibridismo estético das canções, de Simone Alcântara, e performance vocal, de Paul Zumthor. Quanto ao empoderamento feminino e o lugar de falar da mulher, ressaltamos os questionamentos feministas de Djamila Ribeiro e Chimamanda Adichie, que destacam a importância da revisão das normas de gênero para a valorização da igualdade de direitos entre homens e mulheres.
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