Proferindo quilombo: cantos épicos latino-americanos de descolonização e liberdade

Authors

  • Paula Cristina Vilas

DOI:

https://doi.org/10.30620/p.i..v3i2.1580

Abstract

Resumo

O artigo apresenta uma escuta de três obras – produções artístico-culturais brasileiras da segunda metade do século XX (Teatro Experimental do Negro fundado por Abdias do Nascimento, editor do jornal Quilombo na década de 1950; o filme Ôrí dirigido por Raquel Gerber com textos e locução da historiadora Beatriz Nascimento, nos finais dos 70; e a Missa dos Quilombos de Pedro Casaldáliga, Pedro Tierra e Milton Nascimento, de 1981), com o intuito de embasar uma dimensão filosófica e mitopoética da noção de Quilombo.

Palavras-chave

Quilombo, Palavra-força, Quilombismo, Cultura afro-brasileira.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2015-09-28

How to Cite

VILAS, P. C. Proferindo quilombo: cantos épicos latino-americanos de descolonização e liberdade. Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 3, n. 2, p. 73–100, 2015. DOI: 10.30620/p.i.v3i2.1580. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1580. Acesso em: 22 nov. 2024.