De mulheres, fantasmas e morte: dilemas no gótico pós-moderno de Margaret Atwood

Authors

  • Adelaine LaGuardia
  • Guilherme Copati

DOI:

https://doi.org/10.30620/p.i..v2i1.1530

Keywords:

Gótico, Autoria feminina, Pós-modernidade, Identidade, Margaret Atwood

Abstract

O gótico na pós-modernidade se impõe como instrumento de tradução simbólica de dilemas relacionados à inserção cultural da mulher e às formas de expressão dessa problemática. Um estudo de Alias Grace, de Margaret Atwood, um exemplar do gênero na contemporaneidade, revela que o emprego parodístico das convenções narrativas do gótico transfigura literariamente questões ligadas à identidade e à sexualidade femininas, no âmbito maior da experiência identitária pós-moderna.

 

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Published

2015-09-27

How to Cite

LAGUARDIA, A.; COPATI, G. De mulheres, fantasmas e morte: dilemas no gótico pós-moderno de Margaret Atwood. Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 2, n. 1, p. 11–29, 2015. DOI: 10.30620/p.i.v2i1.1530. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1530. Acesso em: 18 jul. 2024.