Memórias de um professor civil do Colégio Militar de Salvador (1998-2018)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/pdi.v11n1.p133

Palavras-chave:

Memórias, Exército Brasileiro, Sistema Colégio Militar, Educação, Ensino

Resumo

Esse estudo visa socializar a memória de um professor civil que conviveu no mundo militar em diversas frentes, desde o alistamento e a prestação do serviço militar à docência em um sistema militar de ensino. Para tanto, lançamos mão do histórico do Exército brasileiro evidenciando a criação do primeiro Colégio Militar que estimulou a criação do Sistema Colégio Militar do Brasil, resultando em vários colégios militares espalhados pelo país. No meu caso relatei as experiências pedagógicas vividas durante 20 anos no âmbito do Colégio Militar de Salvador. Destacando desde a sua criação, passando pelo processo de seleção de novos alunos para ingressar no sistema de ensino, pela definição do comportamento e disciplina do corpo discente a partir de um regimento específico para os colégios militares, pelo aspecto competitivo e individualista cultuados na instituição soteropolitana, pela diversificação do corpo docente tanto na forma de ingresso, quanto na formação acadêmica, pela análise da proposta pedagógica adotada no colégio, até o patrulhamento pedagógico executado por agentes militares ocupantes de cargos estratégicos na gestão da educação militar, mesmo tendo esses agentes, formação acadêmica frágil ou alheia à educação. Na tentativa de cumprir essa tarefa, apresentei uma narrativa (auto)biográfica dessas impressões enquanto professor desse sistema educacional. Esse estudo contou também com procedimentos metodológicos sustentados na pesquisa qualitativa a partir da análise e interpretação de documentos e textos científicos publicados sobre o sistema educacional militar, visando descrever os fenômenos e compreender as atitudes, motivações e comportamentos vivenciados, especificamente, no Colégio Militar de Salvador. A abordagem (auto)biográfica como caminho investigativo e reflexivo do fazer pedagógico, foi uma ferramenta importante na pesquisa. Desta forma, esse estudo teve como objetivo a descrição dos relatos (auto)biográficos e pesquisa bibliográfica sobre os aspectos pedagógicos do Colégio Militar de Salvador e outras peculiaridades que tomamos conhecimento por ocasião de 20 anos de trabalho como professor civil nessa instituição de ensino.

[Recebido em: 21 mai. 2021 – Aceito em: 18 jun. 2021]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Genivaldo Cruz Santos, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutorando do Programa de Crítica Cultural, Departamento de Linguística, Literatura e Artes (DLLARTES) UNEB, Alagoinhas.

Referências

BARONE, João. O Brasil e a sua guerra quase desconhecida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2013.

BRASIL. Boletim do Exército. Brasília, nº 1, 04 de janeiro de 2013.

BRASIL. Decreto nº 10.202, de 9 de março de 1889. Regulamento para o Imperial Colégio Militar. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-10202-9-marco-1889-542443-publicacaooriginal-51422-pe.html. Acesso em: 14 jul. 2021.

BRASIL. Exército Brasileiro: Colégios Militares, ensino fundamental e médio. Disponível em: https://goo.gl/X3GaNw. Acesso em: 10 jul. 2021.

BRASIL. Portaria n.42 - DEPA de 6 de fevereiro de 2008.

BRASIL. Projeto Pedagógico do Sistema do Colégio Militar do Brasil (PP/SCM) – DEPA. Rio de Janeiro. RJ, 2015.

BRASIL. Regimento Interno dos Colégios Militares-RI/CM - DEPA dezembro de 2009.

CARVALHO, Argens José de. Colégio Militar Cem Anos de Tradição. Revista do Exército Brasileiro, Rio de Janeiro, v. 126, n. 1, p. 123, jan./mar. 1989.

CARVALHO, José Murilo. Forças armadas e política no Brasil. Rio de Janeiro: J. Zahar Ed., 2006.

DEPA. Sistema Colégio Militar do Brasil da gênese ao futuro. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 2016.

FELIX, J. L. P. Colégio Militar de Brasília (1978 – 2013): Memória, cultura e ensino. 202f. Dissertação (Mestrado em História). Goiânia, GO: Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUCGoiás, 2015.

FREIRE, F. F. Estabelecidos e Outsiders no Colégio Militar do Rio de Janeiro. 29. ed. Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 17f. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, 2006.

HARTMANN, Emerson; BECKER, Elsbeth Léia Spode. Histórico do Sistema Colégio Militar do Brasil e seu processo de formação na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Disciplinarum Scientia. Série: Ciências Humanas, Santa Maria, v. 19, n. 1, p. 165-187, 2018. ISSN 2179-6890.

HOMERO, Adler. Soldados na paz e na guerra. Revista Nossa História, n. 38, 2006.

LEAL, Fabiana Maria. “Por Trás dos Portões”: a disciplina no Colégio Militar de Curitiba (1959- 1964). Revista de Monografias de História, Curitiba, n. 3, p. 01-40, 2009. Disponível em: https://www.yumpu.com/pt/document/view/15276969/por-tras-dos-portoes-a-disciplina-no-colegio-. Acesso em: 14 jul. 2021.

MENDES, C. F. M. O Sistema do Colégio Militar: educação formal eficiente como instrumento. 40f. Monografia (Curso de altos estudos de política e estratégia). Rio de Janeiro, RJ: Escola Superior de Guerra, ESG, 2014.

NOGUEIRA, J. G. Educação Militar: Uma leitura da educação no sistema dos Colégios Militares do Brasil (SCMB). 149f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, 2014.

PIRASSUNUNGA, Adailton Sampaio. O ensino militar no Brasil. Rio de Janeiro: Bibliex, 1958.

VIANNA, G. S. O sabre e o livro: Trajetórias históricas do CMC (1959-1988). 87f. Dissertação (Mestrado em Educação). Curitiba, PR: Universidade Federal do Paraná, UFPR, 2001.

ZIMMERMANN, Odirlei. O Exército Brasileiro. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em História apresentado à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, 2015. Disponível em: https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/bitstream/handle/123456789/3114/TCC-_Definitivo.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 6 jul. 2021.

Publicado

2021-07-26

Como Citar

SANTOS, G. C. Memórias de um professor civil do Colégio Militar de Salvador (1998-2018). Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 11, n. 1, p. 133–149, 2021. DOI: 10.30620/pdi.v11n1.p133. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/14241. Acesso em: 28 mar. 2024.