Pedagogias de ser: escuta e visibilidade de corpos em Antologias Trans
DOI:
https://doi.org/10.30620/p.i..v10i2.10840Abstract
A construção teórica, a percepção política e a necessidade da prática, fornecidas pelos estudos feministas e queer, possibilitam ampla visão sobre o próprio conceito de teoria que permite um alargamento do olhar no atravessamento pelos caminhos da crítica literária. Nesse sentido, ler literatura, se desarticula do espaço de pensar o texto, a partir das questões de valor, de significado, de tradição, de autoria ou de pontos de vista e da linguagem. Avançar com esse método é descontruir os alicerces de uma crítica normativa, que sustenta as bases ideológicas das desigualdades, uma vez que a leitura queer possibilita perceber a materialidade histórica do discurso e das subjetividades no campo literário. Assim, esse trabalho busca apresentar poemas da Antologia Trans – 30 poetas trans, travestis e não-binários (2017), como a inscrição de corpos que ressignificam os conceitos de valor e tomam visibilidade no campo da literatura.
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