“Quero meu Brasil de volta”

conservadorismo, democracia racial e posicionamentos contrários ao sistema de cotas para estudantes negros/as

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/pdi.v14n3.p131

Palavras-chave:

Sistema de cotas. Conservadorismo. Democracia racial. Projetos de nação.

Resumo

O objetivo deste artigo é revisitar o debate que precedeu à promulgação da Lei nº 12.711/12 e, por meio da análise dos posicionamentos em torno da constitucionalidade ou Inconstitucionalidade do sistema de cotas para estudantes negros/as, compreender como as representações sobre a nação, sobre os projetos nacionais e sobre as alternativas políticas mobilizadas naquele período nos ajudam a compreender as representações, os projetos e as alternativas políticas sustentadas por aqueles que, hoje, podem ser identificados como lideranças conservadoras da perspectiva das relações étnico-raciais brasileiras. A análise dos posicionamentos expressos na década de 2000 e reproduzidos atualmente evidencia a continuidade daquilo que Sueli Carneiro nomeou como projeto passadista de nação, ancorado no mito da democracia racial e na ideologia da mestiçagem.

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Biografia do Autor

Rodrigo Ednilson de Jesus, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Graduado em Ciências Sociais, mestre em Sociologia e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Entre 2019 e 2020 realizou o pós-doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em Portugal e como resultado publicou o livro Quem quer (pode) ser negro no Brasil?, pela Editora Autêntica no ano de 2021. Atualmente é Integrante da linha de pesquisa Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas no Programa de Pós-graduação em Educação da UFMG e presidente da Comissão Permanente de Ações Afirmativas e Inclusão Social da UFMG.

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Publicado

2025-01-25

Como Citar

JESUS, R. E. de. “Quero meu Brasil de volta”: conservadorismo, democracia racial e posicionamentos contrários ao sistema de cotas para estudantes negros/as. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 14, n. 3, p. 131–161, 2025. DOI: 10.30620/pdi.v14n3.p131. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/v14n3p131. Acesso em: 25 fev. 2025.