As contribuições de Yi-Fu Tuan para os estudos do espaço literário

conexões entre a ciência e a arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/pdi.v14n1.p61

Palavras-chave:

Yi-Fu Tuan. Espaço-Lugar. China-Brasil. Geografia-Literatura.

Resumo

Os estudos sobre as relações afetivas que os homens estabelecem com lugar é o tema principal que transita entre as obras do geógrafo sino-americano Yi-Fu Tuan. É no cerne da Geografia Humanista Cultural, de abordagem fenomenológica, que Tuan desenvolve conceitos importantes tornando possível o diálogo profícuo com a experiência do texto literário, quais sejam, espaço, lugar, topofilia, experiência, espaciosidade, apinhamento, no empreendimento daquilo que o geógrafo Eric Dardel chama atenção sobre realidade geográfica trazer à tona a ideia da Terra como um texto a decifrar e os signos que compõem esse texto se deixam compreender a partir da experiência visceral com os lugares que habitamos. Nesse sentido, nosso objetivo é discutir o elo entre os estudos de Tuan e as suas ressonâncias nos estudos do espaço literário como uma nova abordagem de leitura nos parâmetros da pesquisa Interdisciplinar entre a ciência e a arte. Para tanto, recorremos, principalmente, aos estudos do próprio Yi-Fu Tuan (2012, 2013), Eric Dardel (2015) e Gaston Bachelard (2008).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Vidinha Corrêa, IF Baiano/UNEB

Doutorando em Crítica Cultural, linha de pesquisa Literatura, Produção Cultural e Modos de Vida, pela Universidade do Estado da Bahia (Pós-Crítica/UNEB). Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão (PGCult/UFMA). Possui graduação em Letras-Libras pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Atualmente é professor da área de Letras-Libras do Instituto Federal Baiano - Campus Valença. Tem experiência na área de Letras, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Literaturas de Língua Portuguesa; Literatura Infanto-Juvenil; Literatura, Paisagem e Infância; Memória, Identidade e Cultura; Tradução Literária Língua Portuguesa/Libras. É integrante do Grupo de Estudos de Paisagem em Literatura - GEPLIT/UFMA e do Grupo de Estudos em Lingua(gem) e Crítica Cultural - UNEB.

Gabriela Belo da Silva, Instituto Federal Baiano / Universidade Federal do Ceará

Pós-doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestra em Linguística pela Universidade de Uberlândia (UFU). É Líder do Laboratório de Políticas Linguísticas, Interação e Desenvolvimento Humano (Lidah/IF Baiano/CNPq) e docente da área de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no Instituto Federal Baiano (IF Baiano).

Roberto Henrique Seidel, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutor em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor Adjunto de Teoria da Literatura do Departamento de Linguística, Literatura e Artes da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Membro da diretoria da Associação Brasileira de Literatura Comparada (Abralic) no biênio 2022-2024

Referências

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Trad. Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2013.

BRANDÃO, Luís Alberto. Teorias do espaço literário. Belo Horizonte: Perspectiva/FAPEMIG, 2013.

COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Trad. Cleonice Paes Barreto Mourão e Consuelo Fortes Santiago. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010.

DARDEL, Eric. O Homem e a Terra: a natureza da realidade geográfica. Trad. Werther Holzer. São Paulo: Perspectiva, 2015.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia 2. Trad. Ana Lúcia de Oliveira, Aurélio Guerra Neto e Celia Pinto Costa. São Paulo: Editora 34, 2011.

FEITOSA, Márcia Manir Miguel. A representação do espaço e do poder em Mário de Carvalho: uma apologia da subversão. São Luís: Café e Lápis, 2018.

MARANDOLA JR., Eduardo. Prefácio. In: TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Trad. Lívia Oliveira. Londrina: Eduel, 2012.

MORAES, Cláudia Letícia Gonçalves. O lugar da literatura: um estudo sobre espaço e ficcionalidade em três romances de Mia Couto. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) – Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2012.

OLVEIRA, Lívia de; MARANDOLA JR., Eduardo. Caminhos geográficos para a literatura. In: ALVES, Ida; FEITOSA, Márcia Manir Miguel (Orgs.). Literatura e Paisagem: perspectivas e diálogos. Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2013.

PADUA, Letícia Carolina Teixeira. A geografia de Yi-Fu Tuan: essências e persistências. 2013. Tese (Doutorado em Geografia Física) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

SARAMAGO, José. Levantado do chão. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. Trad. Lívia Oliveira. Londrina: Eduel, 2013.

TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Trad. Lívia Oliveira. Londrina: Eduel, 2012.

Publicado

2024-10-07

Como Citar

CORRÊA, G. V.; SILVA, G. B. da; SEIDEL, R. H. As contribuições de Yi-Fu Tuan para os estudos do espaço literário: conexões entre a ciência e a arte. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 14, n. 1, p. 61–75, 2024. DOI: 10.30620/pdi.v14n1.p61. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/v14n1p61. Acesso em: 21 jan. 2025.