Leitura literária digital
novas formas de conceber o letramento na escola
DOI:
https://doi.org/10.30620/pdi.v13n2.p61Palavras-chave:
Leitura, Letramento, Conto, Escola, TecnologiaResumo
O presente artigo objetiva discutir as novas formas de conceber o ensino da leitura sob a perspectiva do letramento literário no ambiente virtual, apresentando uma proposta de intervenção que considerou os limites e as complexidades dos leitores digitais quanto à apropriação da linguagem cibernética. Tendo como base principal a pesquisa-ação (THIOLLENT, 2002), o trabalho em campo proporcionou aos alunos de uma escola pública de São Cristóvão/SE vivenciar uma experiência de leitura baseada no letramento literário de Cosson (2014; 2016) através da análise e do contato com contos reconhecidos como clássicos da literatura popular de tradição oral. A fundamentação teórica empregada assenta-se também nos aportes teóricos postulados por Xavier (2013), evidenciando os desafios da escola diante da aprendizagem hipertextualizada; por Coscarelli; Novais (2010) ao apontarmos a complexidade do processamento da leitura no ambiente digital pelos leitores; por Rojo (2012) e Freitas (2011) acerca dos multiletramentos e letramento digital. Assim, a tentativa de aliar a tecnologia ao ensino da leitura, tomando como diretriz as premissas de base, foi criado o App ConteConto, ferramenta usada no smartfone, com sistema operacional Android que possibilita a aprendizagem à distância. A partir da experiência com o aplicativo nas oficinas on-line de leitura, um caderno literário digital foi elaborado com o intento de auxiliar educadores no trabalho com contos. A presente análise possibilita a reflexão sobre práticas do ensino da leitura diante do advento da cibercultura.
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