Ensino multilíngue e letramento para pessoas privadas de liberdade

a experiência da remição por leitura multilíngue

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/pdi.v13n2.p157

Palavras-chave:

Remição, Leitura, Língua Estrangeira, Produção Textual

Resumo

Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise da influência da participação na remição por leitura na forma como ocorre o processo de letramento e ensino multilíngue dentro do contexto carcerário. A investigação busca responder ao problema de pesquisa: até que ponto a proposta de leitura de obras bilíngues/multilíngues na remição por leitura é fator de motivação na aprendizagem de Língua Inglesa, Língua Espanhola, dentre outras? Quanto a metodologia, a pesquisa foi descritiva e de natureza qualitativa e consistiu numa pesquisa bibliográfica e documental. Dentre os documento analisados estão Portaria do Poder Judiciário e Projeto de Remição Bilingue/Multilíngue elaborado a partir dos dados de uma pesquisa do Estágio Pós-doutoral do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) que trabalhou em 2022 aspectos referentes a inclusão através da leitura de obras literárias e produção textual na prisão; além dos relatórios trimestrais das atividade educacionais implementadas na unidade prisional que possibilitam uma melhor compreensão da elaboração e implementação de uma proposta de leitura de obras bilíngues/multilíngues. Os resultados apontam que o letramento proposto no Projeto de Remição ocorre em diferenciados níveis e a participação na remição por leitura é fator de motivação para aprendizagem de uma língua estrangeira no âmbito da unidade prisional pesquisada, havendo uma correspondência entre a língua estrangeira (inglês ou espanhol) do romance escolhido e a língua pretendida no exame a ser prestado (ENEM e ENCCEJA).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandro José Gomes, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Gestor de Unidade Prisional na Bahia, possui Pós-Doutorado em Direitos Humanos e Democracia no CENID – México e Pós-Doutorado em Crítica Cultural pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), é Doutor em Psicologia pela Universidade Autónoma de Lisboa (UAL).

Referências

ALBUQUERQUE, Nathalie Guerra Castro; CAVALCANTE, Sylvia; FERREIRA, Karla Patrícia Martins. Percepções e afetos na prisão: análise de narrativas de presos e agentes penitenciários. Psicologia & Sociedade, v. 32, 2020.

CNJ, Conselho Nacional de Justiça. Resolução nº 391, de 10 de maio de 2021. Estabelece procedimentos e diretrizes a serem observados pelo Poder Judiciário para o reconhecimento do direito à remição de pena por meio de práticas sociais educativas em unidades de privação de liberdade. Brasília: Conselho Nacional de Justiça, 2021.

CÁSSIA BATISTA, Rita; ROMERO, Tania. Aprendizagem de Língua Inglesa no Cárcere. Caminhos em Linguística Aplicada, v. 17, n. 3, p. 397-420, 2017.

CPPA, Conjunto Penal de Paulo Afonso. Documento Tramitável (Processo SEI 023.8106.2023.0008408-16): Despacho da Superintendência de Ressocialização Sustentável da Secretaria de Administração Prisional e Ressocialização do Estado da Bahia sobre o Projeto de Remição por Leitura- Romance Bilíngue, 2023.

GODINHO, Ana Cláudia Ferreira; JULIÃO, Elionaldo Fernandes. Remição de pena pela leitura no Brasil: o direito à educação em disputa. Educação Unisinos, v. 25, p. 1-16, 2021.

GOMES, S. J.; NASCIMENTO, N. M. G.; MESSEDER, S. A. . A efetividade da remição por leitura e sua importância para educação prisional. Revista Fisio & Terapia, v. 22, p. 1-30, 2022.

IZABEL, Anna; SANTOS, Silva. Resgatando a dignidade pela leitura. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 5, p. 53047-53055, 2021.

LUNETTA, Avaetê de; GUERRA, Rodrigues. Metodologia da pesquisa científica e acadêmica. Revista OWL (OWL Journal)-revista interdisciplinar de ensino e educação, v. 1, n. 2, p. 149-159, 2023.

MOUTINHO, R. S. de M.; SANTOS, R. V. dos. Letramento Crítico: Questões conceituais e sua relação no contexto de ensino de Língua Inglesa. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras – UNEB, v. 8, n. 1, p. 127-146, 2020.

NUNES, Claudecy Campos. A motivação como um fator determinante do ensino e da aprendizagem de uma língua estrangeira. Revista Intercâmbio, v. XLIII: 18-31, 2020. SãoPaulo: LAEL/PUCSP.

OLIVEIRA, A.V de; et al. Projeto Construindo o currículo de Língua inglesa para as escolas Públicas de Londrina. Londrina, 2013.

OLIVEIRA, Thais Vieira da Silva. Leitura do texto literário para a terceira idade: propostas didáticas para aulas de espanhol como língua estrangeira no IFRN. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Espanhol) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.

PEREIRA, A. C. V.; DIAS, B. C. dos S.; BUENO, R. R. O texto literário e a abordagem de tarefas: experiência de ensino de língua inglesa para a terceira idade. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras – UNEB, v. 10, n. 2, p. 193–214, 2022. DOI: 10.30620/gz.v10n2.p193.

RÊGO, Lígia Natalia da Silva Brito et al. Desafios da docência de língua inglesa na unidade prisional do município de São João do cariri: um relato de experiência. 2021.

SEAP, Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização. Conjunto Penal de Paulo Afonso. Relatório trimestral de acompanhamento das atividades educacionais (janeiro/fevereiro/março 2023 ). Paulo Afonso, 2023a.

SEAP, Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização. Conjunto Penal de Paulo Afonso. Relatório trimestral de acompanhamento das atividades educacionais (abril/maio/junho2023 ). Paulo Afonso, 2023b.

SEAP, Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização. Conjunto Penal de Paulo Afonso. Projeto de Remição por Leitura- Romance Bilíngue. Paulo Afonso, 2023c.

SEAP, Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização. Conjunto Penal de Paulo Afonso. Relatório trimestral de acompanhamento das atividades educacionais (julho/agosto/setembro 2023 ). Paulo Afonso, 2023d.

SILVA, Roberto da; PASSOS, Thais Barbosa; MARQUES, Marineila Aparecida. Literatura carcerária: educação social por meio da Educação, da escrita e da leitura na prisão. EccoS–Revista Científica, n. 48, p. 35-50, 2019.

SILVA TORRES, Eli Narciso dos; JOSÉ, Gesilane de Oliveira Maciel; SANTOS, Miguel Barthiman dos. Vozes do cárcere. Plurais Revista Multidisciplinar, v. 6, n. 1, p. 92-115, 2021.

TJBA, TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA BAHIA. Portaria nº 11 de 28 de Agosto de 2023 da 1ª Vara Criminal, Júri e Execuções Penais da Comarca de Paulo Afonso. Regulamenta as modalidades de remição de pena pelas atividades de ensino presencial, realização de cursos a distância, pela leitura de obras literárias prática de atividades culturais e esportes no âmbito dos Estabelecimentos Prisionais de Paulo Afonso/BA destinados ao cumprimento de pena em regime fechado e semiaberto. D.J.E. Salvador, 29 ago. 2023.

VOLLES, G. A., & NAATZ, A. L. F. A remição da pena pela leitura: uma análise da resolução nº 391/2021 do conselho nacional de justiça e das novas perspectivas de reinserção social. Revista Da ESMESC, 28(34), 194–220. 2021.

Publicado

2024-03-05

Como Citar

GOMES, S. J. Ensino multilíngue e letramento para pessoas privadas de liberdade: a experiência da remição por leitura multilíngue. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 13, n. 2, p. 157–172, 2024. DOI: 10.30620/pdi.v13n2.p157. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/v13n2p157. Acesso em: 22 nov. 2024.