Prática de letramento poético de canções femininas

Autores

  • Joseneide Santos de Jesus
  • Carlos Magno Gomes

DOI:

https://doi.org/10.30620/p.i..v10i1.9328

Resumo

Este artigo descreve uma proposta de intervenção para formação de leitores/as críticos/as por meio de canções de autoria feminina que destacam o empoderamento da mulher na luta contra a desigualdade de gênero. Debatemos as especificidades do letramento poético e a performance feminista a partir de duas oficinas voltadas para a educação básica, explorando as canções “Respeita”, de Ana Cañas, e “Respeita as mina”, de Kell Smith. Metodologicamente, articulamos, na fundamentação desta abordagem, os conceitos de ensino de poesia, de Hélder Pinheiro Alves, hibridismo estético das canções, de Simone Alcântara, e performance vocal, de Paul Zumthor. Quanto ao empoderamento feminino e o lugar de falar da mulher, ressaltamos os questionamentos feministas de Djamila Ribeiro e Chimamanda Adichie, que destacam a importância da revisão das normas de gênero para a valorização da igualdade de direitos entre homens e mulheres.

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Publicado

2020-08-12

Como Citar

DE JESUS, J. S.; GOMES, C. M. Prática de letramento poético de canções femininas. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 10, n. 1, p. 83–103, 2020. DOI: 10.30620/p.i.v10i1.9328. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/9328. Acesso em: 22 dez. 2024.