PRÁTICA DE LETRAMENTO POÉTICO DE CANÇÕES FEMININAS

  • Joseneide Santos de Jesus
  • Carlos Magno Gomes

Resumo

Este artigo descreve uma proposta de intervenção para formação de leitores/as críticos/as por meio de canções de autoria feminina que destacam o empoderamento da mulher na luta contra a desigualdade de gênero. Debatemos as especificidades do letramento poético e a performance feminista a partir de duas oficinas voltadas para a educação básica, explorando as canções “Respeita”, de Ana Cañas, e “Respeita as mina”, de Kell Smith. Metodologicamente, articulamos, na fundamentação desta abordagem, os conceitos de ensino de poesia, de Hélder Pinheiro Alves, hibridismo estético das canções, de Simone Alcântara, e performance vocal, de Paul Zumthor. Quanto ao empoderamento feminino e o lugar de falar da mulher, ressaltamos os questionamentos feministas de Djamila Ribeiro e Chimamanda Adichie, que destacam a importância da revisão das normas de gênero para a valorização da igualdade de direitos entre homens e mulheres.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Métricas
  • Visualizações do Artigo 31
  • PDF downloads: 31