Narrativas de vida: norteando as práticas leitoras na EJA

Autores

  • Laudineia de Souza Sartore
  • Maria D’Ajuda Alomba Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.30620/p.i..v9i1.7010

Resumo

Este artigo trata sobre a realização de uma pesquisa narrativa através da abordagem autobiográfica, no método histórias de vida, onde foram utilizadas entrevistas narrativas, em busca de variáveis que identificassem, através das histórias de vida desses alunos, como se configurou sua escolarização e o processo de apropriação da leitura. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas a fim de compor as narrativas de vida. Utilizou-se para a coleta dos dados em campo o recurso de gravação em áudio. Foram entrevistados 10 alunos matriculados na EJA, tempo II, voluntários, acima de 18 anos. Após a decodificação dos dados, analisamos e refletimos sobre os processos formadores pelos quais passaram, procurando entender suas causas e consequências. Verificou-se como resultado que a experiência leitora da maioria dos alunos entrevistados foi deficitária antes e durante o processo escolar, permanecendo restrita, na maioria das vezes, a textos dos livros didáticos, ou seja, devido ao pouco acesso às leituras no decorrer dos estudos, tanto na escola como fora dela, esses alunos não adquiriram os conhecimentos necessários para fazer as inferências no processo de leitura, que levam à compresão leitora.

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Publicado

2019-07-15

Como Citar

SARTORE, L. de S.; RIBEIRO, M. D. A. Narrativas de vida: norteando as práticas leitoras na EJA. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 9, n. 1, p. 41–65, 2019. DOI: 10.30620/p.i.v9i1.7010. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/7010. Acesso em: 19 abr. 2024.