Desafios sociopolíticos: ENEM, currículo e práticas de ensino de língua portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.30620/p.i..v7i2.4497Resumo
As funcionalidades do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vão para além das institucionalmente oficializadas. Umas interferem sociopoliticamente em interesses públicos e privados de maneira direta, outras nem tanto. Este trabalho tem o objetivo de discutir como o currículo e as práticas de ensino de Língua Portuguesa nas escolas da educação básica são modeladas pelo Enem, observando a aderência ou não dos pressupostos contidos nos PCNs, PNLD e Matrizes de Referência do Enem. Para isso, utilizamos documentos oficiais, pesquisa bibliográfica e, a partir do survey, como método de amostragem, aplicamos um questionário a docentes de Língua Portuguesa de três escolas da rede estadual de educação de Sergipe, para descrever suas percepções a respeito de como o currículo e as práticas de ensino de Língua Portuguesa se adequam ao modelo de avaliação do exame.
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