Metáfora e futebol na mídia das gerais

  • Luciane Corrêa Ferreira UFMG

Resumo

Este artigo apresenta linguagem metafórica, assim como metonímica, veiculada na mídia impressa de Minas Gerais nas reportagens sobre futebol. Analisamos metáforas e metonímias que motivam Modelos Cognitivos Idealizados a partir de diferentes domínios experienciais, utilizadas para falar sobre futebol. A análise foi centrada em dados coletados em jornais de Belo Horizonte, Minas Gerais, e utilizou como marco teórico a Teoria da Metáfora Conceitual. A pergunta que norteou essa pesquisa foi: que domínios experienciais irão mapear o domínio FUTEBOL? Os resultados apontaram a utilização dos domínios GUERRA, ARTE, RELIGIÃO, JOGOS DE AZAR, ALIMENTO, VIDA, CONTÊINER, MÁQUINA e NAÇÃO na imprensa mineira para falar do domínio FUTEBOL.


PALAVRAS-CHAVE: Futebol; Metáfora; Cognição.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2016-08-30
Métricas
  • Visualizações do Artigo 405
  • PDF downloads: 488