Proferindo quilombo: cantos épicos latino-americanos de descolonização e liberdade
DOI:
https://doi.org/10.30620/p.i..v3i2.1580Resumo
Resumo
O artigo apresenta uma escuta de três obras – produções artístico-culturais brasileiras da segunda metade do século XX (Teatro Experimental do Negro fundado por Abdias do Nascimento, editor do jornal Quilombo na década de 1950; o filme Ôrí dirigido por Raquel Gerber com textos e locução da historiadora Beatriz Nascimento, nos finais dos 70; e a Missa dos Quilombos de Pedro Casaldáliga, Pedro Tierra e Milton Nascimento, de 1981), com o intuito de embasar uma dimensão filosófica e mitopoética da noção de Quilombo.
Palavras-chave
Quilombo, Palavra-força, Quilombismo, Cultura afro-brasileira.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Pontos de Interrogação o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.