Wille zur Macht e Übermensch

que eu venha a ser quem eu sou!

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/pdi.v11n2.p405

Palavras-chave:

Formação humana, Suspeita, Ser

Resumo

Ao trabalhar com os conceitos nietzschianos Wille zur Macht e Übermensch, objetivamos tratá-los na perspectiva de responder a seguinte questão: como se chega a ser quem se é? Operando como um tradutor traidor, observamos a escrita bailarina nietzscheana, refletindo sobre os conceitos citados, em articulação com outras enunciações teóricas. Assim, nosso objeto investigativo é o próprio Nietzsche em sua obra biográfica intitulada “Ecce Homo”(Eis o homem), diante do problema apontado, seguimos o que o próprio mestre da suspeita, Nietzsche, articula no que se refere à formação humana, constatando que esta vai sendo construída em uma grande luta, pois para se “chegar a ser o que se é” é necessário combater o que já se é.

[Recebido em: 29 jul. 2021 – Aceito em: 30 out. 2021]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Everton Nery Carneiro, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Docente da Universidade do Estado da Bahia. Pós Doutor em Educação(UFC). Doutor e Mestre em Teologia pela Escola Superior de Teologia (CAPES 06). Especialista em Filosofia Contemporânea (São Bento); Especialização em Ética, Teologia e Educação (EST); Especialista em Educação, desenvolvimento e Políticas Públicas (FACIBA); Licenciatura em Geografia (UEFS); Bacharelado em Teologia (STBNE); Licenciatura em Filosofia (FBB). Professor permanente do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES) onde atua como coordenador da Linha 2 (Novas formas de subjetivação e organização comunitária). Membro do GEPERCS (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Religião, Cultura e Saúde).

Távora Furtado Ribeiro, Universidade Federal do Ceará - UFC

Professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado em Educação) nas linhas: Educação, Currículo e Ensino e História e Memória da Educação. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (1983); Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2002). Concluiu Estágio Pósdoutoral na École de Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) sob a supervisão de Michel Löwy com bolsa CNPq. Foi diretor eleito da Faculdade de Educação da UFC entre 2003-2011. Professor-pesquisador do Convênio de Colaboração entre o Programa de Mestrado em Antropologia de Iberoamérica da Universidade de Salamanca (MAI) e Linha de Pesquisa Marxismo, Educação e Luta de Classes (E-Luta) do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Referências

ADAMS, Adair. Entre a epistemologia e a ontologia: elementos da hermenêutica de Paul Ricoeur. Potro Alegre: Compasso Lugar-Cultura: Imprensa Livre, 2012.

ALMEIDA, Rogério Miranda de. Nietzsche e o paradoxo. Edições Loyola, São Paulo, 2005.

BARRENACHEA, Miguel Angel de. Nietzsche: memória trágica e futuro revolucionário. In: BARRENECHEA, Miguel Angel de; PINHEIRO, Paulo;

FEITOSA, Charles (Org.). A fidelidade à terra: arte, natureza e política. Assim falou Zaratustra IV. Rio de Janeiro. DP&A, 2003.

BARRENECHEA, Miguel Angel de. Nietzsche: a memória, o esquecimento e a alegria da superfície. In: FEITOSA, Charles; BARRENECHEA, Miguel Angel de; PINHEIRO, Paulo (Org.). Nietzsche e os gregos: arte, memória e educação. Assim falou Zaratustra V. Rio de Janeiro: DP&A: Faperj: Unirio. Brasília, DF: CAPES, 2006.

CAMPBELL, Joseph. Mito e transformação. Organização e prefácio David Kudler. Trad. Frederico N. Ramos. São Paulo: Ágora, 2008.

COLLI, Giorgio. Escritos sobre Nietzsche. Trad. e prefácio de Maria Filomena Molder. Lisboa. Artes Gráfica Ltda, 1980.

COLLI, Giorgio. Escritos sobre Nietzsche. Trad. e prefácio de Maria Filomena Molder. Lisboa. Artes Gráfica Ltda, 1980.

HOLDERLIN, Friedrich. Hipérion ou O Eremita na Grécia Antiga. Trad., notas e apresentação Márcia Sá Cavalcante Schuback. Rio de Janeiro: Forense, 2012.

LIMA, Márcio José Silveira. As máscaras de Dionísio: filosofia e tragédia em Nietzsche. São Paulo: Discurso Editorial: Ijuí-RS: Editora UNIJUÍ, 2006.

MACHADO, Roberto. Nietzsche e a Verdade. Rio de Janeiro. Graal,1999.

MARTON, Scarlett. Da Biologia à Física: vontade de potência e eterno retorno do mesmo. Nietzsche e as ciências da natureza In: BARRENECHEA, Miguel Angel de [et al.] Nietzsche e as ciências. Rio de Janeiro: 7letras.

MIES, Françoise. Emmanuel Lévinas e a Bíblia. In: GILBERT, Paul et al. Bíblia e filosofia: as luzes da razão. Trad. Paula Silvia Rodrigues Coelho da Silva. Edições Loyola. São Paulo, São Paulo. 2012.

MONIZ, Luiz Claudio. Mito e música em Wagner e Nietzsche. São Paulo: Madras, 2007.

NIEMEYER, Christian (Org.). Léxico de Nietzsche. São Paulo. Edições Loyola, 2014.

NIETZSCHE apud CASANOVA, Marco Antônio. O Instante Extraordinário: Vida, História e Valor na obra de Friederich Nietzsche. Rio de Janeiro. Forense Universitária. 2003.

NIETZSCHE apud STEGMAIER, Werner. As linhas fundamentais do pensamento de Nietzsche: coletânea de artigos. Organização de Jorge Luiz Viesenteiner e André Luis Muniz Garcia. Petrópolis, Rio de Janeiro. Vozes, 2013.

NIETZSCHE apud YOUNG, Julian. Friederich Nietzsche: uma biografia filosófica. Trad. Marisa Mota. Rio de Janeiro: Forense, 2014.

NIETZSCHE, Friederich. Assim falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém. Trad., notas e prefácio Paulo César de Sousa. São Paulo: Cia das Letras, 2011.

NIETZSCHE, Friederich. Ecce Homo: como alguém se torna o que é. Trad., notas e posfácio Paulo César de Sousa. São Paulo: Cia das Letras, 2008.

NIETZSCHE, Friederich. Humano demasiado Humano: um livro para espíritos livres. Trad., notas e posfácio Paulo César de Souza. São Paulo: Cia das Letras, 2005.

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. A gaia ciência. São Paulo: Editora Hemus, 1976. Parágrafo 299.

Nietzsche, Friedrich Wilhelm. A gaia ciência. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo. Cia das Letras, 2012. Prefácio.4.

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. A origem da tragédia. Trad. Joaquim de faria, 5. ed. São Paulo: Centauro, 2004.

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. A visão dionisíaca de mundo e outros textos da juventude. Trad. Marcos Sinésio Pereira Fernendes, Maria Cristina dos Santos de Souza. São Paulo: Martins Fontes.

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Introdução à tragédia de Sófocles. Apresentação à edição brasileira. Trad. alemão e notas Ernani Chaves. Rio de Janeiro: J. Zahar ED. 2006.

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. O anticristo. Trad. Antonio Carlos Braga, 2. ed. São Paulo: Editora Escala, 2008.

NIETZSCHE, Friedrich. Para além do bem e do mal. Prelúdio a uma filosofia do futuro. Trad. Alex Martins. São Paulo. Martin Claret, 2006.

NITZSCHE apud SUAREZ, Rosana. Nietzsche e a linguagem. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2011.

ROHDEN, Luiz. A Tragédia Grega e Nós: um jogo hermenêutico. In: AZAMBUJA, Celso Candido de et el (Org.). Os gregos e nós. São Leopoldo. Editora Unisinos, 2009.

SCHUBACK, Márcia Sá Cavalcante. Apresentação. In: HOLDERLIN, Friedrich. Hipérion ou O Eremita na Grécia Antiga. Trad., notas e apresentação Márcia Sá Cavalcante Schuback. Rio de Janeiro: Forense, 2012.

STEGMAIER, Werner. As linhas fundamentais do pensamento de Nietzsche: coletânea de artigos. Organização de Jorge Luiz Viesenteiner e André Luis Muniz Garcia. Petrópolis, Rio de Janeiro. Vozes, 2013.

VERNANT, Jean-Pierre; VIDAL-NAQUET, Pierre. Mito e tragédia na Grécia antiga. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2011.

YOUNG, Julian. Friederich Nietzsche: uma biografia filosófica. Trad. Marisa Mota. Rio de Janeiro: Forense, 2014.

Publicado

2021-12-28

Como Citar

CARNEIRO, E. N.; RIBEIRO, L. T. F. Wille zur Macht e Übermensch: que eu venha a ser quem eu sou!. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 11, n. 2, p. 405–422, 2021. DOI: 10.30620/pdi.v11n2.p405. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/14401. Acesso em: 19 abr. 2024.