Espaço biográfico de Saquinho

as casas das mulheres idosas, os saberes (auto)biográficos e os domínios de si

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/pdi.v11n2.p313

Palavras-chave:

Espaço biográfico, Casa, Mulheres, Domínios de si, Narrativas

Resumo

Neste artigo, discute-se a representação que a casa tem como espaço biográfico das trajetórias de vida de cinco mulheres idosas da comunidade rural de Saquinho, município de Inhambupe (BA). As casas das mulheres possuem legado histórico e sociocultural construído por cada uma delas. Para a coleta de dados, utilizou-se a pesquisa qualitativa com ênfase para os métodos etnográfico e biográfico, bem como a apropriação e utilização da entrevista narrativa. Para escrita e análise dos dados, buscou-se dialogar com Bacherlard (2008), Delory-Momberger (2012), Pereira (2008; 2014), Pineau (2006), Certeau, (1996), dentre outros teóricos. Ao analisar os excertos textuais selecionados para o texto, percebe-se que a casa se constitui essencialmente como espaço biográfico, pois nela cada membro da família se inscreve como autor e protagonista principal. É na casa que se iniciam e retomam as lutas diárias. As casas se constituem como lugar de poder, proteção e domínio. Fica evidente nas narrativas das mulheres idosas que a casa tem um significado especial, assumindo sentidos pessoais os quais extrapolam a concepção de mero espaço físico.

[Recebido em: 29 jul. 2021 – Aceito em: 30 out. 2021]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aurea da Silva Pereira, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (1996), mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2008) e doutorado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2014). Atualmente é Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia, no Departamento de Educação, Campus II. Atua como Professora Permanente no Programa de Pós-graduação em Crítica Cultural, na Linha 2: Letramentos, Identidades e Formação de Educadores. Tem experiência na área Educação, Letramentos e Formação docente com ênfase nos seguintes temas: letramentos em comunidades rurais; narrativas e memórias (auto)biográficas; alfabetização e letramentos nas escolas; memórias e envelhecimento. Líder do grupo de pesquisa GPLIN – Grupo de Pesquisa Letramentos, identidades e narrativas.

Referências

ANDRÉ, Marli E.D. A. Etnografia da prática escolar. Campinas, SP: Papirus, 1995.

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Trad. Antonio de Pádua Danesi. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

BAUER, Martin W.; GASKELL, George. (Org.) Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Trad.Pedrinho A. Guareschi, 7.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

BERTAUX, Daniel. Narrativas de vida: a pesquisa e seus métodos. Trad. Zuleide A. C; Denise M. G. Lavallée. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo, 2010.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas linguísticas: o que falar quer dizer. Trad. Sérgio Miceli; Mary A. L. de Barros; Afrânio Catani; Denice B. Catani; Paula Montero; José C. Durand, 2. ed., 1ª reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

CERTEAU, Michel; GIARD, Luce; MAYOL, Pierre. A invenção do cotidiano: morar, cozinhar. Trad. Ephraim F. Alves e Lúcia Endlich Orth. Petrópolis, RJ: Vozes,1996.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Ensaios sobre a narrativa de si na modernidade avançada. Trad. Carlos Galvão Braga, Maria da Conceição Passeggi, Nelson Patriota. Natal, RN: EDUFRN, 2012.

GONÇALVES, Teresinha Maria. Cidade e poética: um estudo de psicologia ambiental sobre o ambiente urbano. Ijuí: Unijuí, 2007.

GEERTZ, Clifford. Uma descrição densa: por uma teoria interpretativa da cultura. In: A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.

JOVCHELOVITCH, Sandra & BAUER, Martin W. Entrevista Narrativa. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George. (Org.) Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Trad.Pedrinho A. Guareschi. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

LAPLANTINE, François. A descrição etnográfica. Trad. João Manoel Ribeiro Coelho e Sérgio Coelho. São Paulo: Terceira Margem, 2004.

LÜDKE, Menga e ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MAYOL, Pierre. Morar. In: CERTEAU, Michel; GIARD, Luce; MAYOL, Pierre. A invenção do cotidiano: morar, cozinhar. Trad. Ephraim F. Alves e Lúcia Endlich Orth. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.

MARES, Estela. Evolução histórica de Inhambupe. Salvador, BA: Art-Contemp, 1993.

MARTINS. Heloisa Helena. Metodologia qualitativa de pesquisa. Universidade de São Paulo – Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 30, n. 2, p. 289-300, maio/ago. 2004.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Trabalho de campo: contexto de observação, interação e descoberta. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade, 27. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

PEREIRA, Áurea da Silva. Percursos da Oralidade e Letramento na comunidade rural de Saquinho, município de Inhambupe, BA. 2008. 190 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade. Departamento de Educação – Campus I, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2008.

PEREIRA, Áurea da Silva. Tempo de plantar, tempo de colher: mulheres idosas, saberes de si e aprendizagens de letramento em Saquinho. 2014, 197 f. Tese (Doutorado em Educação e Contemporaneidade) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2014.

PINEAU, Gastón. Aprender a habitar a terra: ecoformação e autobiografias ambientais. In: PASSEGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino de. (Org.) (Auto)Biografia: formação, territórios e saberes. Natal, RN:EDUFRN; São Paulo: PALLUS, 2008.

POIRIER, Jean; CLAPIER-VALLADON, Simone; RAYBAUT, Paul. Histórias de vidaa: teoria e prática. Trad. João Quintela. 2. ed. Oeiras, Portugal: Celta Editora, 1999.

RABINOVICH, Elaine Pedreira. A casa, o corpo e sua poética. In: RABINOVICH, Elaine Pedreira et al. (Org.). Poética do Corpo. Salvador, BA: Universidade Católica de Salvador, 2012.

RICOEUR, Paul. Teoria da interpretação: o discurso e o excesso de significação. Trad. Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1976.

SAEGERT, S. The role of housing and the experience of dwelling. In: ALTMAN, I; WERNER, C.M., eds. Home enviroments. New York, Plenum Press, 1985.

SHÜTZE, Fritz. Pesquisa biográfica e entrevista narrativa. In: WELLER, Wivian; PFAFF, Nicolle. (Org.). Metodologias da pesquisa qualitativa em educação, 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. Trad. Lólio Lourenço de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: DIFEL, 1974.

Publicado

2021-12-28

Como Citar

PEREIRA, A. da S. Espaço biográfico de Saquinho: as casas das mulheres idosas, os saberes (auto)biográficos e os domínios de si. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 11, n. 2, p. 313–341, 2021. DOI: 10.30620/pdi.v11n2.p313. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/14396. Acesso em: 4 nov. 2024.