Pragmática Pós-Metafísica
O Infradireito na Literatura e Cinema Brasileiros (Licia Soares de Souza)
DOI:
https://doi.org/10.30620/pdi.v11n1.p201Palavras-chave:
Resenha, Pragmática Pós-Metafísica, Licia Soares de SouzaResumo
.Em Pragmática Pós-Metafísica: O infradireito na Literatura e Cinema Brasileiros, Licia Soares de Souza propõe uma reflexão sobre o Estado de Direito na sociedade brasileira a partir de análises de dois tipos de textos diferentes, mas complementares: a literatura e o cinema. Seguindo uma tendência já comum nos Estados Unidos e Europa, mas ainda não muito encontrada no Brasil, a professora da Universidade do Estado da Bahia toma o tema como seu Norte e faz da Semiótica sua base. O livro, que dá continuidade a reflexões que aparecem em Literatura e cinema: Traduções Intersemióticas, publicado pela autora em 2009, é respaldado pelo diálogo com o trabalho de teóricos como Bakhtin, Habermas, Peirce, Iuri Lotman e Foucault. É seu objetivo preencher um vazio no estudo contemporâneo da violência em sua multiplicidade, examinando o Estado de Direito no Brasil a partir destas representações.
[Recebido em: 21 mai. 2021 – Aceito em: 18 jun. 2021]
Downloads
Referências
SOUZA, Licia Soares de. Pragmática Pós-Metafísica: O Infradireito na Literatura e Cinema Brasileiros. Curitiba: Appris, 2020. 228p.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Pontos de Interrogação o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.