As contribuições dos itan da nação Ketu-Nagô para o ensino formal e o empoderamento das crianças de candomblé

Autores

  • João Pedro Farias Grupo de iniciação cientifica na linha de pesquisa Educação e Gênero do Curso de Licenciatura em História, do Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE), Salvador, Bahia, Brasil.

Palavras-chave:

Candomblé, Cultura, Nagô, Criança

Resumo

Esse artigo tem como objetivo compreender o uso dos itan da nação Ketu-Nagô no processo de preparação dos filhos de santo. Apoiados nesse estudo, buscamos compreender a partir da perspectiva das crianças de candomblé como é o cotidiano no ilé asè, no convívio familiar e escolar, compreendendo o papel da ancestralidade na formação das crianças de candomblé enquanto sujeitos históricos. A partir dessa perspectiva, analisaremos o terreiro de candomblé como espaço de formação que contribui no processo de desconstrução da invisibilidade, preconceito e silenciamento em torno das religiões de matriz africana e consequentemente das crianças de candomblé que também vivenciam a discriminação na educação formal que pouco tem contribuído para a inclusão desses saberes e experiências, que estas crianças trazem do terreiro de candomblé. Os resultados esperados se direcionam ao acesso e compartilhamento dos saberes pedagógicos no âmbito escolar, valorizando aprendizados e conhecimentos obtidos na transmissão do legado étnico cultural africano dentro da roça de candomblé. Possibilitando que as crianças possam professar sua fé sem sofrer retaliações no âmbito escolar devido à ideologia excludente que impera nas redes de ensino que julgam o conhecimento e experiências adquiridos fora dos muros da escola desnecessários para formação moral, social, política e econômica das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Pedro Farias, Grupo de iniciação cientifica na linha de pesquisa Educação e Gênero do Curso de Licenciatura em História, do Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE), Salvador, Bahia, Brasil.

Integrante do Ilê Axé Opô Ajá Funkemin, onde sou conhecido como Dofono de Logunedé. Logunedé é Òrìsà ao qual fui iniciado, Òrìsà que me permitiu renascer.

Referências

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo da história única. 2009. (Vídeo da palestra da escritora nigeriana no evento Tecnology, Entertainment and Design – TEDGlobal 2009. Tradução para o português por Goreti Araújo. Revisado por Paulo Calçada.) Disponível em: <https://www.ted.com/talks/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_single_story?language=pt>. Acesso em: 01 de maio.de 2018.

ALBUQUERQUE, Maria Betânia. Epistemologia e Saberes da Ayahuasca. 1.ed. Belém: EDUEPA, 2011.

BENISTE, José. As águas de Oxalá - Àwon Omi Òsàlá. Rio de janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

BIOBAKU, S. O. - “An historical aketch of the peoples of western Nigeria”, in Odù, Ibadan, 1958.

CABRERA, Lydia. Anagó, Vocabulário Lucumí (El Yoruba Que Se Habla en Cuba), 2. ed. Miami, Ediciones Universal, 1986.

CAPUTO, Stela Guedes. Educação em terreiros e como a escola se relaciona com as crianças de candomblé. Rio de Janeiro: Pallas, 2012.

CAPUTO, S.G. Educação em terreiros de candomblé – contribuições para uma educação multicultural crítica. In: CANDAU, Vera (org). Educação Intercultural e Cotidiano Escolar. Rio de Janeiro : 7 Letras, 2006

CAPUTO, Stela Guedes; PASSOS, Mailsa. Cultura e conhecimento em terreiros de Candomblé: lendo e conversando com Mãe Beata de Yemonjá. Currículo sem Fronteiras, Porto Alegre, v. 7, n. 2. p. 93-111, 2007.

CHARLOT, Bernard. Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questões para educação. Porto Alegre: Artmed, 2005.

CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000

EYIN, Pai Cido de Òsun – Acaça: Onde tudo começou / Pai Cido de Òsun Eyin. – São Paulo: Arx, 2002.

Filloux, Jean-Claude. Émile Durkheim / Jean-Claude Filloux; tradução: Celso do Prado Ferraz de Carvalho, Miguel Henrique Russo. – Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

JOAQUIM, Maria Salete. O papel da liderança religiosa feminina na construção da identidade negra. Rio de Janeiro : Pallas; São Paulo: Educ, 2001.

LIMA, Vivaldo da costa. A Família de Santo nos candomblés jejês-nagôs da Bahia; Salvador , Editora Corrupio 2003.

MACÊDO, Marluce de Lima. Professores/as de história e a lei 10639/2003: experiências e desafios. ANAIS DO 18º EPENN - POLÍTICA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA E FORMAÇÃO DO PESQUISADOR EM EDUCAÇÃO. Maceió, 2007.

MACHADO, Vanda. Ilê Axé: Vivências e invenção pedagógica – as crianças do Opô Afonjá. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2002.

MUNANGA, Kabengele. Origem e histórico do quilombo na África. In: Revista USP, São Paulo, Nº 28, 1996, p. 56-63.

PASSOS, M.C. (2004) O jongo, o jogo, a ONG: um estudo etnográfico sobre a transmissão da prática cultural do jongo em dois grupos do Estado do Rio de Janeiro – (mimeo) – tese de doutorado. Rio de Janeiro : PUC, Departamento de Educação.

PÓVOAS, Ruy do Carmo. Itan dos mais-velhos : (contos). 2ª. Ed. – Ilhéus, Ba: Editus, 2004.

PRANDI, Reginaldo, Mitologia dos Orixás . São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

REGO, Cristina Tereza. Vygotsky. Petrópolis: Vozes, 1994.

SARMENTO, Manuel Jacinto. A Reinvenção do Ofício de Criança e Aluno. Atos de pesquisa em Educação, v.6, n. 3, p. 581-602, set./dez.2011. DOI: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2011v6n3p581-602

____.; GOUVÊA, M. C. S. Estudos da Infância: educação e práticas sociais. Petrópolis: Vozes, 2008.

VERGER. Pierre Fatumbi. Orixás: Deuses Iorubás na África e no Novo Mundo. Tradução Maria Aparecida da Nóbrega; 6ª Ed. Salvador: Corrupio, 2002. ‘

____. Fluxo e refluxo do tráfico de escravos entre o golfo do Benin e a Bahia de Todos os Santos: dos séculos XVII a XIX. Tradução Tasso Gadzanis. – São Paulo: Corrupio, 1987.

VYGOTSKY, L.S.; LURIA, A.R.; LEONTIEV, A.N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. 10ª ed. São Paulo: Ícone, 2006.

Downloads

Publicado

2019-11-15

Como Citar

Farias, J. P. (2019). As contribuições dos itan da nação Ketu-Nagô para o ensino formal e o empoderamento das crianças de candomblé. Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais E Educação, 6(9), 5–23. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/opara/article/view/OPARAV6N9_1