As contribuições dos itan da nação Ketu-Nagô para o ensino formal e o empoderamento das crianças de candomblé
Palavras-chave:
Candomblé, Cultura, Nagô, CriançaResumo
Esse artigo tem como objetivo compreender o uso dos itan da nação Ketu-Nagô no processo de preparação dos filhos de santo. Apoiados nesse estudo, buscamos compreender a partir da perspectiva das crianças de candomblé como é o cotidiano no ilé asè, no convívio familiar e escolar, compreendendo o papel da ancestralidade na formação das crianças de candomblé enquanto sujeitos históricos. A partir dessa perspectiva, analisaremos o terreiro de candomblé como espaço de formação que contribui no processo de desconstrução da invisibilidade, preconceito e silenciamento em torno das religiões de matriz africana e consequentemente das crianças de candomblé que também vivenciam a discriminação na educação formal que pouco tem contribuído para a inclusão desses saberes e experiências, que estas crianças trazem do terreiro de candomblé. Os resultados esperados se direcionam ao acesso e compartilhamento dos saberes pedagógicos no âmbito escolar, valorizando aprendizados e conhecimentos obtidos na transmissão do legado étnico cultural africano dentro da roça de candomblé. Possibilitando que as crianças possam professar sua fé sem sofrer retaliações no âmbito escolar devido à ideologia excludente que impera nas redes de ensino que julgam o conhecimento e experiências adquiridos fora dos muros da escola desnecessários para formação moral, social, política e econômica das crianças.
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