Sobre a Revista

Foco e Escopo

OPARÁ: Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação é um periódico, em formato eletrônico e impresso, voltado à publicização de artigos científico-culturais em variadas áreas do conhecimento relacionado às Humanidades (tais como: História, Educação, Sociologia, Ciência Política, Antropologia, Geografia Humana e Cultural, Direito, Ecologia Humana, Letras, Pedagogia), bem como a divulgação de produções artísiticas e literárias. Tem como objetivo a elaboração de edições temáticas visando contribuir com análises e estudos nas áreas de educação, cultura, política, dinâmicas sociais, ecologia, sociobiodiversidade, etnicidades, movimentos sociais.

Periodicidade

A partir de junho de 2015 a OPARÁ passou a receber contribuições sob o sistema de fluxo contínuo - ou seja, em qualquer parte do ano -, organizados em volumes semestrais, com excessão de alguns casos: Dossiês temáticos, Edições Especiais, p. ex., cujo tempo para submissões e o tema deverão ser estabelecidos previamentes, através de chamadas específicas. Para todas as situações, a publicação só será efetuada se os trabalhos submeticos estiverem em conformidade com as políticas e normas editorias da OPARÁ e após os aceites emitidos pelos pareceristas e revisores.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Política da Revista

Aberta ao debate científico, a Opará:Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação é um veículo plural de divulgação dos resultados de pesquisas científicas em diversas áreas do saber. Publica, preferencialmente em português, artigos originais, resenhas críticas, crônicas e outras produções culturais. 
 
Serão bem-vindas todas as contribuições e colaborações versadas nas diversas disciplinas das Humanidades, bem como as produções artístico-culturais, sejam sob a forma de resultados de pesquisas teóricas ou empíricas ou estudos, ensaios, investigações, reflexões históricas e/ou filosóficas. 
 
A responsabilidade sobre as afirmações e conceitos apresentados nos textos assinados é dos seus autores.