Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

    Serão aceitas contribuições sob a forma de artigos, ensaios, resenhas, poemas e outras produções científicas, artísticas e literárias.

    Os artigos e ensaios devem conter entre 15 e 25 páginas.

    As resenhas devem conter até 04 páginas.

     

    Além  do  arquivo  com  o  trabalho,  deve  constar  folha  adicional  com  as seguintes informações: nome completo do autor, vínculo institucional, súmula curricular, endereço, telefone e e-mail para contato.

     

    São itens obrigatórios dos trabalhos submetidos: título, resumo (entre 200 e 500 palavras), palavras-chave (de 03 a 05), resumo e palavras-chave em língua estrangeira (inglês, castelhano ou francês), introdução, desenvolvimento, conclusão ou considerações finais e referências.

     

  • Os textos submetidos devem apresentar prévia revisão gramatical.

    O arquivo da submissão deve ser em formato OpenOffice ou Microsoft Word.

    São itens obrigatórios dos trabalhos submetidos: título, resumo (entre 200 e 500 palavras), palavras-chave (de 03 a 05), resumo e palavras-chave em língua estrangeira (inglês, castelhano ou francês), introdução, desenvolvimento, conclusão ou considerações finais e referências.

    Além  do  arquivo  com  o  trabalho,  deve  constar  folha  adicional  com  as seguintes informações: nome completo do autor, vínculo institucional, súmula curricular, endereço, telefone e e-mail para contato.

    Todas as contribuições devem seguir as normas brasileiras  para  publicação (NBR’s).


     

  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • Quanto à estrutura, os trabalhos devem ser formatados da seguinte maneira:

    Margens do documento: Superior: 3,0 cm, Inferior: 2,0 cm, Esquerda: 2,0 cm, Direita: 2,0 cm; Fonte: Georgia; Tamanho da fonte: 12; Espaço entre linhas: 1,5.

    Quanto ao corpo do texto:fonte Georgia, tamanho 12, alinhamento justificado.

    O título do texto deverá ser alinhado à esquerda, em fonte Georgia, tamanho 20, em negrito. O subtítulo pode ser inserido, se necessário.

    Os dados da autoria devem apresentar a seguinte disposição: alinhado à esquerda, seguido de nota de rodapé, no fim da página, indicando a instituição à qual está vinculada e e-mail para contato.

    Resumo: Colocar a palavra RESUMO em caixa alta, seguida de dois pontos.

    Redigir o texto em parágrafo único, espaço simples, justificado. Esta mesma norma aplica-se ao resumo em língua estrangeira (inglês, castelhano ou francês).

    As citações devem respeitar as Normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) vigentes.

    As notas, se utilizadas, deverão ser numeradas em algarismos arábicos no rodapé do texto, excetuando-se a correspondente aos dados da autoria que deve ser com asteriscos. O tamanho da fonte utilizada deve ser 10, com espaçamento simples.

    Tabelas, gráficos e imagens devem vir no corpo do texto, seguidos de legenda.

    Os agradecimentos, apêndices, anexos e outros informes devem vir no final do trabalho, em fonte 10.

     

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • A  não observância  a  quaisquer  das  normas  supracitadas,  em  especial  as referentes à formatação de referências e citações da ABNT, pressupõe a não aceitação  do trabalho para análise e subsequente publicação.

    Os conteúdos expressos nos trabalhos são de absoluta responsabilidade dos seus autores.

    Casos  omissos  a  estas  normas  de  publicação  serão  avaliados  pelo  Comitê Editorial da revista. 

Diretrizes para Autores

Os  trabalhos  selecionados  para  publicação  na  OPARÁ: Etnicidades,  Movimentos Sociais e Educação devem obedecer aos seguintes critérios:

Consonância aos objetivos e áreas de interesse da revista;

Devem  apresentar  objetividade,  concisão,  clareza  e  adequação  gramatical. Pede-se que sejam revisados antes da submissão.

Não  serão  aceitos  trabalhos  que  ainda  pertençam  ao  campo  da  projeção  e intenção do autor.

Os trabalhos submetidos à avaliação devem  estar de acordo com as normas editoriais da revista descritas nesse espaço.

A publicação dos trabalhos depende da avaliação do Comitê Editorial da revista,  que  analisa,  discute  e  decide,  majoritariamente, a partir das recomendações encaminhadas pelos pareceristas. Portanto, sugestões de modificações podem surgir, as quais deverão ser providenciadas pelos autores como condição para publicação.

Artigos

Política padrão de seção

Contribuições de Membros do Comitê Científico-Cultural

Artigos submetidos pelos membros do Comitê Científico-Cultural.

Ensaios, Reflexões, Críticas e Resenhas

Ensaios e reflexões críticas ou resenhas

Seção Especial: Cartografias da Alma

Cartografias da alma

Sessão Especial Opará 15 anos: Coletânea Pesquisadores Opará UNEB

Coletânea de trabalhos apresentados por pesquisadores do Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação da Universidade do Estado da Bahia (OPARÁ/UNEB) para a edição comemorativa dos seus 15 anos

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.