Formação de professores e professoras indígenas no chão das aldeias do norte e oeste da Bahia, Brasil

Autores

  • Floriza Maria Sena Fernandes Colegiado de Curso da Graduação em Licenciatura Intercultural de Educação Escolar Indígena no Departamento de Educação Campus VIII - Universidade do Estado da Bahia - Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação - Universidade do Estado da Bahia (Opará/Uneb) http://lattes.cnpq.br/1248735448660534
  • Anny Carneiro Santos Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação – OPARÁ/UNEB http://lattes.cnpq.br/8316924020079775

Palavras-chave:

Educação Indígena, Ação Saberes Indígenas, Políticas Públicas, Formação de professores

Resumo

A educação escolar indígena no Brasil foi imposta aos povos originários e tecida  nos modelos eurocêntricos numa tentativa de colonizar  e civilizar não só os corpos, mas também seus saberes, sua ciência, seus ritos e mitos, sua organização social, sua cosmologia. Resistindo ao projeto civilizatório os povos indígenas vem lutando por um sistema próprio de Educação Escolar diferenciado e intercultural com os saberes construídos em sua cosmovisão e nos espaços contextualizados. Eles têm inaugurado experiências localizadas em cada povo, região e/ou aldeia, demonstrado eficácia e força criativa na dinâmica do contato com os “outros”, demarcando os processos de resistência, permanência e/ou transformações culturais, promovendo mudanças em relação à perspectiva colonialista de assimilação e integração na sociedade hegemônica não indígena. Este texto discute as perspectivas da educação escolar indígena partindo da experiência da Ação Saberes Indígenas na Escola no Território Etno Educacional Yby Yara e mostra a necessidade desta ação ser assumida como política públicade formação de professores da Educação Escolar Indígena no Estado da Bahia.

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Biografia do Autor

Floriza Maria Sena Fernandes, Colegiado de Curso da Graduação em Licenciatura Intercultural de Educação Escolar Indígena no Departamento de Educação Campus VIII - Universidade do Estado da Bahia - Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação - Universidade do Estado da Bahia (Opará/Uneb)

Professora da Universidade do Estado da Bahia - UNEB atuando também na Licenciatura Intercultural de Educação Escolar Indígena. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Sergipe e Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia. Está coordenadora do Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação – OPARÁ/UNEB e da Ação Saberes Indígenas na Escola no Território Etno Educacional Yby Yara –BA

Anny Carneiro Santos, Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação – OPARÁ/UNEB

Professora do ISEO/Brasil. Mestra em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social na Fundação Visconde de Cairu; Graduada em História, Pesquisadora do Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação/OPARÁ/CNPq, atuando na línha de Pesquisa Etnologia, Educação, Educação Indígena, Interculturalidade.

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Publicado

2020-05-08

Como Citar

Fernandes, F. M. S., & Santos, A. C. (2020). Formação de professores e professoras indígenas no chão das aldeias do norte e oeste da Bahia, Brasil. Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais E Educação, 7(10), 09–26. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/opara/article/view/OPARA10ART1