O Cangaço na Bahia: A Incidência Histórica desse Fenômeno em Paulo Afonso – Ba
Palavras-chave:
Cultura, Cangaço, Paulo Afonso, Banditismo, Identidade.Resumo
Esta pesquisa, guiada pela perspectiva ampla dos estudos histórico-culturais, procura avaliar o estado de agregação dos acontecimentos históricos relacionados ao cangaço na Bahia, tomando como foco a cidade de Paulo Afonso, no âmbito dos fatores que circundam a recuperação da história das origens da cidade, através da valorização da memória. Fazendo um contraponto entre as inúmeras manifestações históricas que aparecem na cidade, tomando como base os indícios de que os cangaceiros, de certa forma, conseguiram com que o progresso caminhasse no sertão e, levando em consideração que a cidade de Paulo Afonso traz um potencial histórico que vem sendo explorado, através da temática do cangaço.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE JUNIOR, Durval Muniz de. A invenção do Nordeste e outras artes. São Paulo: Cortez, 1999.
ARAÚJO, Antonio Amaury Corrêa de. Gente de Lampião: Dadá e Corisco. São Paulo: Traço Editora. 2003.
ARAÚJO, Antônio Amaury Corrêa de; FERREIRA, Vera. De Virgolino a Lampião. Idéia Visual, São Paulo, 1999.
BAUMAN, Zygmunt. Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Trad. Eliana Lourenço de Lima Reis, Gláucia Renata Gonçalves, Myriam Ávila. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005
CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Tradução de Ana Regina Lessa e Heloísa Pezza Cintrão. 3. ed. São Paulo: Edusp, 2000
CHANDLER, Billy Jaynes. Lampião, o rei dos cangaceiros. Tradução de Sarita Linhares Barsted. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
FIGUEIREDO, Eurídice; NORONHA, Jovita Maria Gerheim. Identidade nacional e identidade cultural. In: FIGUEIREDO, Eurídice (org). Juz de Fora: UFJF, 2005.
HALL, Stuart. Da diáspora: Identidades e mediações culturais. Tradução; Adelaine La Guardia Resende... [et all]. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
____. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 10. ed. Rio de Janeiro: Editora DP&A, 2005.
JASMIN, Élise. Cangaceiros. São Paulo. Terceiro Nome, 2006.
LIMA, João de Souza. Lampião em Paulo Afonso. Edição do Autor. Paulo Afonso - BA, 2003.
____. A Trajetória guerreira de Maria Bonita, a rainha do cangaço. Paulo Afonso: Fonte Viva, 1ª Ed. 2005.
LIMA, Rubervânio Cruz. A representação de Maria Bonita no cordel e na xilogravura. In: MARQUES, Juracy; LIMA, João de Sousa. Maria Bonita: diferentes contextos que envolvem a vida da Rainha do Cangaço. Paulo Afonso, BA Fonte Viva. 2010.
MELLO, Frederico Pernambucano de. Guerreiros do Sol. Recife: FUNDAJ, Ed. Massangana, 1985
RUBIM, Antonio Albino Canela. Cultura, política e mídia na Bahia contemporânea. Bahia Comunicação&Política. Salvador: n. 1. p. 93-155, 2003.
SEIDEL, Roberto Henrique. Embates simbólicos: estudos literários e culturais. Recife: Bagaço, 2007.
ZAIDAN FILHO, Michael. O fim do Nordeste & outros mitos. São Paulo: Cortez, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).