O Cangaço na Bahia: A Incidência Histórica desse Fenômeno em Paulo Afonso – Ba

Autores

  • Rubervânio Rubinho Lima Representante territorial de cultura do Território da Cidadania Itaparica BA/PE.

Palavras-chave:

Cultura, Cangaço, Paulo Afonso, Banditismo, Identidade.

Resumo

Esta pesquisa, guiada pela perspectiva ampla dos estudos histórico-culturais, procura avaliar o estado de agregação dos acontecimentos históricos relacionados ao cangaço na Bahia, tomando como foco a cidade de Paulo Afonso, no âmbito dos fatores que circundam a recuperação da história das origens da cidade, através da valorização da memória. Fazendo um contraponto entre as inúmeras manifestações históricas que aparecem na cidade, tomando como base os indícios de que os cangaceiros, de certa forma, conseguiram com que o progresso caminhasse no sertão e, levando em consideração que a cidade de Paulo Afonso traz um potencial histórico que vem sendo explorado, através da temática do cangaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rubervânio Rubinho Lima, Representante territorial de cultura do Território da Cidadania Itaparica BA/PE.

Formado em Letras – Inglês e Português pela Faculdade Sete de Setembro – FASETE, com Especialização em Estudos Literários na Universidade Estadual de Feira de Santana  - UEFS, e Especialização em Gestão Cultural pelo Serviço Nacional do Comércio (SENAC/EAD), escritor, pesquisador e membro da SBEC – Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço. Bolsista da UNEB Campus VIII – OPARÁ – Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação.

Referências

ALBUQUERQUE JUNIOR, Durval Muniz de. A invenção do Nordeste e outras artes. São Paulo: Cortez, 1999.

ARAÚJO, Antonio Amaury Corrêa de. Gente de Lampião: Dadá e Corisco. São Paulo: Traço Editora. 2003.

ARAÚJO, Antônio Amaury Corrêa de; FERREIRA, Vera. De Virgolino a Lampião. Idéia Visual, São Paulo, 1999.

BAUMAN, Zygmunt. Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Trad. Eliana Lourenço de Lima Reis, Gláucia Renata Gonçalves, Myriam Ávila. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005

CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Tradução de Ana Regina Lessa e Heloísa Pezza Cintrão. 3. ed. São Paulo: Edusp, 2000

CHANDLER, Billy Jaynes. Lampião, o rei dos cangaceiros. Tradução de Sarita Linhares Barsted. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

FIGUEIREDO, Eurídice; NORONHA, Jovita Maria Gerheim. Identidade nacional e identidade cultural. In: FIGUEIREDO, Eurídice (org). Juz de Fora: UFJF, 2005.

HALL, Stuart. Da diáspora: Identidades e mediações culturais. Tradução; Adelaine La Guardia Resende... [et all]. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

____. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 10. ed. Rio de Janeiro: Editora DP&A, 2005.

JASMIN, Élise. Cangaceiros. São Paulo. Terceiro Nome, 2006.

LIMA, João de Souza. Lampião em Paulo Afonso. Edição do Autor. Paulo Afonso - BA, 2003.

____. A Trajetória guerreira de Maria Bonita, a rainha do cangaço. Paulo Afonso: Fonte Viva, 1ª Ed. 2005.

LIMA, Rubervânio Cruz. A representação de Maria Bonita no cordel e na xilogravura. In: MARQUES, Juracy; LIMA, João de Sousa. Maria Bonita: diferentes contextos que envolvem a vida da Rainha do Cangaço. Paulo Afonso, BA Fonte Viva. 2010.

MELLO, Frederico Pernambucano de. Guerreiros do Sol. Recife: FUNDAJ, Ed. Massangana, 1985

RUBIM, Antonio Albino Canela. Cultura, política e mídia na Bahia contemporânea. Bahia Comunicação&Política. Salvador: n. 1. p. 93-155, 2003.

SEIDEL, Roberto Henrique. Embates simbólicos: estudos literários e culturais. Recife: Bagaço, 2007.

ZAIDAN FILHO, Michael. O fim do Nordeste & outros mitos. São Paulo: Cortez, 2001.

Downloads

Publicado

2014-12-31

Como Citar

Lima, R. R. (2014). O Cangaço na Bahia: A Incidência Histórica desse Fenômeno em Paulo Afonso – Ba. Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais E Educação, 2(3), 61–75. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/opara/article/view/ENS0001

Edição

Seção

Ensaios, Reflexões, Críticas e Resenhas