Editorial

Autores

  • Dorival Pereira Oliveira Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Resumo

A tecnologia e seus avanços configuram o cotidiano de parcelas significativas da população. Contudo, tem gente que ainda não está conectado nem com o ato de ler e escrever, mas consegue entender o mundo com outras linguagens, sentidos e significados. A revista Opará continua neste circuito da teimosia criativa da alma humana que não se nega ao novo, entretanto, não despreza velozmente os saberes, as construções reais e populares de produzir, problematizar as formas de conhecimento. Textos, frutos da experiência de pesquisadores, educadores e educadoras, a 2ª edição da Revista Opará vem confirmar que, apesar do pretenso vazio mediático, ainda persistem os sujeitos da historia, cujos sonhos e pensamentos, encarnados no sertão, falam do povo, de classes, de resistência, de educação contextualizada, de tecnologia, saberes e conhecimentos tradicionais e populares. Sem saudosismo romântico, ufanismo endeusador dos modernos produtos informacionais, a revista segue do sertão, do litoral, com seus limites, mas com o anúncio que a vida de grupos tradicionais e considerados minoritários e suas lutas não podem ser esvaziados e desqualificados pela comunicação mercadológica. A revista revela uma postura política de governança científica e popular da comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dorival Pereira Oliveira, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. Pós-Graduado em Metodologia do Ensino Pesquisa e Extensão em Educação FAAEBA/UNEB. Mestre em Ecologia Humana e Gestão Sócio Ambiental - UNEB. Foi Bolsista do CNPQ com a pesquisa Políticas de Habitação para População de Baixa Renda na Década de 80. Coordenou curso de Formação Política e Cidadã para Membros dos Movimentos Populares e Sociais do Sertão do São Francisco. Membro Fundador da ONG. Raízes, militantes dos movimentos sociais. Coordenação Interestadual das Comunidades Eclesiais de Base e das Pastorais Sociais. Membro da Equipe da Coordenação do Programa de Desenvolvimento Local e Sustentável - DLIS dos Municípios de Paulo Afonso, Santa Brígida, Abaré, Glória, Macururé, Rodelas e Chorrochó. Foi assessor da Escola de Formação Política da Dioceses de Paulo Afonso, Jequié, Alagoinhas, Feira de Santana - Bahia. Foi coordenador do curso de Graduação e Licenciatura Intercultural em Educação Escolar para os Povos Indígenas - LICEEI - OPARÁ - UNEB. Exerceu mandato de Parlamentar Municipal em Paulo Afonso-BA. Foi Diretor Regional de Educação da Bahia. Exerceu função de Diretor do Departamento Campus VIII da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Foi Docente da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL. Coordenou curso de especialização em Psicopedagogia e a Pesquisa Políticas de Inclusão em Assistência Social em Paulo Afonso-BA - DST AIDS e Preconceito Racial. Professor do Programa de Formação de Professores da Educação Básica - Plataforma Freire, ministrando as disciplinas Antropologia, Metodologia da Pesquisa Científica, Ciências Política e Cultura Sertaneja. Ministrou aula no Programa de Especialização em Ecologia Humana Latu Sensu. Atualmente desenvolve Pesquisa com Representações Sociais da Política e do Estado para Povos e Comunidades Tradicionais. Acompanha a Associação de Pais e Crianças Autistas - SEMEAR. É docente da Universidade do Estado da Bahia e da Faculdade Sete de Setembro com as disciplinas Sociologia, Antropologia e Ciência Política. Membro de movimentos sociais e populares. Área de concentração da pesquisa em Representação Social, Estado, Poder, Cultura, Povos e Comunidades Tradicionais do Sertão do São Francisco com ênfase nos Povos de Santo.

Downloads

Publicado

2015-08-28

Como Citar

Oliveira, D. P. (2015). Editorial. Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais E Educação, 1(2), 4. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/opara/article/view/EDT0002