Leituras Moçambicanas

Autores

  • Feliciano de Mira Programa de Pós Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental, Universidade do Estado da Bahia (PPGEcoH/UNEB)

Palavras-chave:

Moçambique, África, Africanos, Renamo-Resistência Nacional Moçambicana, Frelimo – Frente de libertação de Moçambique

Resumo

Há livros que mantêm a sua actualidade independente do ano da edição. Num momento em que a segunda guerra civil se reacendeu em Moçambique e o líder da Renamo-Resistência Nacional Moçambicana  Afonso Dhlakama, o maior partido da oposição, se encontra nas matas da Serra de Gorongosa com os seus guerrilheiros, os dirigentes políticos da Frelimo – Frente de libertação de Moçambique, que tem assegurado a sua hegemonia no poder, mantém um rasto de apropriação ilegítima dos recursos colectivos, pelo que justifica-se relembrar duas edições sobre Moçambique e divulga-las no Brasil, onde os estudos africanos ainda apresentam grandes carências informativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Feliciano de Mira, Programa de Pós Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental, Universidade do Estado da Bahia (PPGEcoH/UNEB)

Doutor em Socio-Economia do Desenvolvimento pela EHESS – École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris. Doutor em Sociologia Económica e das Organizações pelo ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa. Mestre em Sistemas Socio-organizacionais das Actividades Económicas e Pós-Graduado em Sociologia Económica pelo ISEG da Universidade Técnica de Lisboa. Licenciatura em Sociologia pelo ISCTE - Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa. Pós-Doutoramento em Estudos Culturais Comparados no CES-Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Professor da Universidade do Estado da Bahia no Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Sócio-Ambiental e coordenador do Grupo de Pesquisa em Socio-Economia do Desenvolvimento Sustentável. Membro do Comitê Científico da Revista Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação.

Referências

FAUVET, Paul; MOSSE, Marcelo. É Proibido por Algemas nas Palavras. Ndjira: Maputo, 2004, 453 p.

PITCHER, M. Anne. Transforming Mozambique - The politics of privatization, 1975-2000, Cambridge, 2002, 287 p.

Downloads

Publicado

2016-06-20

Como Citar

Mira, F. de. (2016). Leituras Moçambicanas. Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais E Educação, 4(5), 109–117. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/opara/article/view/CCCOPR16.1

Edição

Seção

Contribuições de Membros do Comitê Científico-Cultural