Muito Mais a Aprender com os Índios que Pretensamente lhes Ensinar: Lições Político-Pedagógicas Vivenciadas com Professores Indígenas da Bahia, Brasil

Autores

  • Paulo Alfredo Martins Rocha Universidade do Estado da Bahia.
  • Aissa Cavalcante Lisboa

Palavras-chave:

Educação Indígena, Interculturalidade, Formação de professores, Inovação pedagógica

Resumo

Este artigo aborda vivências político-pedagógicas protagonizadas com povos indígenas da Bahia, das Etnias Pataxó, Pataxó Hã Hã Hãe, Tupinambá, Kiriri, Kaimbé, Pankararé, Xucuru Kariri, Kantaruré, Tuxá e Tumbalalá. Essencialmente, constitui-se de relatos de experiências desenvolvidas no âmbito do trabalho docente realizado com professores indígenas em processo de formação continuada em estudos de nível superior. São apresentadas noções introdutórias sobre a Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena – LICEEI e sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência para a Diversidade – Pibid Diversidade em suas concepções e finalidades. De modo específico, o texto aborda ainda a emergência da Pedagogia Indígena, suas especificidades e desafios na viabilização de uma educação diferenciada, descolonizada e não adaptada aos padrões euro centristas. Apresenta concepções em constructo a exemplo do ecoamento pedagógico, do laboratório de práticas pedagógicas inovadoras – LAPPEDDI, da autoavaliação formativa assistida, do projeto político pedagógico da escola indígena – PPPEI. Reflete a formação do professor para atuação no contexto da Educação Escolar Indígena - EEI, seu protagonismo autoral e suas demandas formativas. E por fim, expõe em linhas gerais, as bases conceituais e metodológicas do subprojeto “Ressignificando a Práxis Pedagógica Indígena” apontando os primeiros resultados dele derivados.

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Biografia do Autor

Paulo Alfredo Martins Rocha, Universidade do Estado da Bahia.

Professor da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Departamento de Ciências Humanas DCH – Campus I. Coordenador da área: Pedagogia Indígena: Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena – LICEEI, Mestre em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental. Conferencista e escritor.

Aissa Cavalcante Lisboa

Psicóloga Clínica e Professora. Pós Graduada em Docência do Ensino Superior e Graduada em Psicologia. Colaboradora eventual do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência para a Diversidade - PIBID Pedagogia Indígena.

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Publicado

2016-06-19

Como Citar

Rocha, P. A. M., & Lisboa, A. C. (2016). Muito Mais a Aprender com os Índios que Pretensamente lhes Ensinar: Lições Político-Pedagógicas Vivenciadas com Professores Indígenas da Bahia, Brasil. Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais E Educação, 4(5), 11–34. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/opara/article/view/ARTOPR16.1.1