A Escola Indígena e a Valorização da Cultura Local Truká
Palavras-chave:
Educação escolar indígena, Povos indígenas, InterculturalidadeResumo
Este estudo discute o ensino da dos saberes e tradições Truká, na escola indígena. A escola enquanto instituição de educação e formação de cidadãos, deve ter uma participação significativa na transmissão das tradições especificas do grupo social onde está inserida. Ao considerarmos a prática pedagógica como um instrumento de manutenção do conhecimento e dos costumes de um povo, pode-se a partir da dinamização desses conhecimentos, promover o empoderamento social, através da afirmação identitária deste mesmo grupo. É função do professor indígena através do conhecimento e valores do seu povo, utilizar-se do coletivo cultural e social do seu povo para dar suporte à sua prática pedagógica. O objetivo principal deste estudo é analisar a prática docente indígena e as implicações da Lei 11.645, que rege sobre o ensino bilíngue nas escolas indígenas e o cumprimento das metas estabelecidas nesta lei. O trabalho foi desenvolvido na aldeia da Ilha de Assunção. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas livres e conversas informais, com a aplicação de questionários abertos e semiestruturados, a três professores selecionados de forma aleatória, que atuam nos 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Os dados foram analisados quali-quantitativamente segundo o modelo de união das diversas competências individuais, no qual, segundo este modelo todas as informações obtidas são consideradas. Conhecer os elementos de uma cultura indígena em particular, é condição indispensável para a conservação da cultura desse povo, assim, a escola torna-se um instrumento de afirmação étnica, pois permite a relação dos saberes dos povos indígenas com os conhecimentos formais.
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