Casamento realizado em terreiro de Candomblé
Palavras-chave:
Casamento, Lei de Registros Públicos, Religião, Constituição Federal, Candomblé, UmbandaResumo
O presente artigo discute o reconhecimento dos efeitos civis do casamento realizado em cerimônias de Umbanda e Candomblé como manifestação de cumprimento constitucional do respeito à crença. Alguns institutos serão tratados, tais como, casamento e religião, visando ao aprofundamento da temática. O desenvolvimento do tema permite a interface das áreas jurídica e antropológica.Downloads
Referências
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 2ª Ed. São Paulo: Mestre Jou, 1982.
COSTA, Alzira. Umbanda realiza casamento civil em mangabeira. Universidade Federal do Recôncavo Baiano. In: Link Recôncavo: Notícias do Recôncavo da Bahia. Bahia, out, 2009. Disponível em www.ufrb.edu.br/linkreconcavo. Acesso em: 20 jan. 2011.
DALLARI, Dalmo de Abreu. Elementos de Teoria Geral do Estado. São Paulo: Saraiva, 1989.
DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro: Direito de família. 5º volume. São Paulo: Saraiva, 2007.
GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito de Família. 11ª ed. Volume 2. São Paulo: Saraiva, 2007.
LOBO, Paulo. 2009. Direito Civil - Famílias. 2ª ed..São Paulo: Saraiva.
RIBEIRO, Ronilda Iyakemi. Alma africana no Brasil: os iorubas. São Paulo: Editora Oduduwa, 1996.
SCHERKERKEWITZ, Iso Cahitz. O Direito de Religião no Brasil. www.pge.sp.gov.br/centrode estudos/revistaspge/revista2/artigo5.htm. Acesso em 20 de janeiro de 2011.
SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 5 ed. rev. e ampl. de acordo com a nova Constituição. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1989.
VERGÊ, Pierre Fatumbi. Orixás. Rio de Janeiro: UUCA União Umbandista dos cultos afro-brasileiros, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).