Narrativas de professores rurais: trajetórias e fazer pedagógico no município de Baixa Grande Bahia

Autores

  • Natalina Assis de Carvalho

Palavras-chave:

Prática do professor rural, Profissão docente, Formação inicial e continuada

Resumo

O presente artigo retrata o recorte de uma pesquisa que buscou discutir a profissão docente em
interface com a prática de professores que atuam em espaços rurais, discutindo, assim,
formação inicial e formação continuada. O campus da pesquisa foi construído por seis
professores que exercem a docência em escolas rurais no município de Baixa Grande Bahia. O
trabalho objetivou entender a formação de professores rurais, a partir da profissão e da prática
pedagógica. A metodologia que ancorou a referida pesquisa foi a técnica da entrevista narrativa,
com a abordagem autobiográfica, uma metodologia e método de conhecimento que possibilita
ao professor refletir sua prática e sua vida, num processo de formação. Deste modo, o estudo
com as histórias de vida faz com que o sujeito pense no que mais o marcou, no seu processo de
vida e formação, retomando as experiências a partir do que foram mais significativos. A
pesquisa deu visibilidade ao fazer docente de professores rurais que cotidianamente enfrentam
diversos desafios no dever da docência. A formação profissional distante da realidade das
escolas e da vida dos sujeitos que vivem e produzem a vida foi uma questão que permeou as
narrativas docentes.

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Biografia do Autor

Natalina Assis de Carvalho

Licenciada em Pedagogia (UNEB). Especialização em Currículo (UNEB). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação
e Contemporaneidade (PPGEduc-UNEB). Membro do Grupo de Pós Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Membro do
Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral (GRAFHO/UNEB). Bolsista FAPESB

Referências

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Publicado

2015-08-31

Como Citar

Carvalho, N. A. de. (2015). Narrativas de professores rurais: trajetórias e fazer pedagógico no município de Baixa Grande Bahia. Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais E Educação, 1(2), 71–79. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/opara/article/view/ART0011