Narrativas de professores rurais: trajetórias e fazer pedagógico no município de Baixa Grande Bahia
Palavras-chave:
Prática do professor rural, Profissão docente, Formação inicial e continuadaResumo
O presente artigo retrata o recorte de uma pesquisa que buscou discutir a profissão docente em
interface com a prática de professores que atuam em espaços rurais, discutindo, assim,
formação inicial e formação continuada. O campus da pesquisa foi construído por seis
professores que exercem a docência em escolas rurais no município de Baixa Grande Bahia. O
trabalho objetivou entender a formação de professores rurais, a partir da profissão e da prática
pedagógica. A metodologia que ancorou a referida pesquisa foi a técnica da entrevista narrativa,
com a abordagem autobiográfica, uma metodologia e método de conhecimento que possibilita
ao professor refletir sua prática e sua vida, num processo de formação. Deste modo, o estudo
com as histórias de vida faz com que o sujeito pense no que mais o marcou, no seu processo de
vida e formação, retomando as experiências a partir do que foram mais significativos. A
pesquisa deu visibilidade ao fazer docente de professores rurais que cotidianamente enfrentam
diversos desafios no dever da docência. A formação profissional distante da realidade das
escolas e da vida dos sujeitos que vivem e produzem a vida foi uma questão que permeou as
narrativas docentes.
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