Yêda Pessoa de Castro e a sua contribuição para a inclusão dos estudos africanos nos currículos escolares da Bahia: a experiência da década 1980.
Palavras-chave:
Educação, Estudos africanos na escolaResumo
O texto apresenta fragmentos da história do Centro de Estudos Afro - Orientais – CEAO da Universidade Federal da Bahia – UFBA contada a partir da realização do Projeto Introdução aos Estudos Africanos. Aborda o período de planejamento da proposta e os motivos que levaram o centro, na gestão da professora Yêda Pessoa de Castro, a realizar uma experiência educacional pioneira de articulação institucional entre a Universidade, o movimento social e a escola pública baiana na década de 1980.Downloads
Referências
BAHIA, Secretaria Estadual de Educação e Cultura. Introdução aos Estudos Africanos: documentos. Salvador: SEC, 1986.
BOAVENTURA, Edivaldo. Estudos africanos na escola baiana: relato de uma experiência. In. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade. Salvador, v. 12, n. 19, p. 41-51, jan./jun., 2003.
BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de história e Cultura Afro-brasileira e Africana. Resolução nº 1, de 17 de junho 2004.
BRASIL. Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003. D.O.U. de 10/01/2003.
BRASIL. Lei 11.645, de 10 de março de 2008. D.O.U de 11/03/2008.
CASTRO, Yêda Pessoa de. Agostinho da Silva e o relacionamento lingüístico Brasil-África. In. Atas do Colóquio Internacional Agostinho da Silva e o Pensamento Luso-Brasileiro. Associação Agostinho da Silva. Lisboa: Âncora Editora, 2006. p. 331-338.
CASTRO, Yêda. O Reitor Lafayette de Azevedo Pondé e a promoção dos estudos afro-brasileiros. In. Lafayette de Azevedo Pondé, Homenagens a um mestre. Salvador: Edições Contexto, 2007. p. 105-107.
CONFERÊNCIA de Bandung. Disponível em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Confer%C3%AAncia_de_Bandung>. Acesso em 22 de janeiro de 2008.
CRUZ, Cristiane C. da. Introdução aos Estudos Africanos na escola: trajetórias de uma luta histórica. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Educação - FACED, Universidade Federal da Bahia - UFBA, 2008.
CRUZ, Manoel de Almeida. Alternativas para Combater o Racismo: um estudo sobre o preconceito racial e o racismo. Uma proposta de intervenção cientifica para eliminá-los. Salvador: Núcleo Cultural Afro Brasileiro, 1989.
MUNANGA, Kabengele. Apresentação. In. LARKIN-NASCIMENTO, Elisa (org.). Sankofa: Matrizes Africanas da Cultura Brasileira. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 1996. Vol. I
MUNANGA, Kabengele. Estudos sobre a África Subsaariana nos Países da América Latina. In.: BOAVENTURA, Edvaldo; SILVA, Ana Célia da. Formas Alternativas de Educação da Criança Negra em Salvador: O Terreiro, a Quadra e a Roda. Coletânea de Textos do Programa de Pós-Graduação em Educação da FACED/UFBA. Salvador: Editora UNEB, 2004.
MUNANGA, Kabengele. Negritude Afro-brasileira – perspectivas e dificuldades. In. Padê– Revista do CERNE – Centro de Referência Negro-mestiça, n° 1, Salvador, 1989.
SANTOS, Arany Santana dos. Inclusão da disciplina “Introdução aos estudos africanos” nos currículos da rede estadual de 1º e 2º graus da Bahia. Disponível em http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/cp/arquivos/736.pdf. Acesso em 30 de abril de 2006.
SILVA, Jônatas Conceição. História de lutas negras: memórias do surgimento do Movimento Negro na Bahia. In. MOVIMENTO NEGRO UNIFICADO. 1978-1988: 10 anos de luta contra o racismo. São Paulo: Confraria do Livro, 1988. p. 48-51.
Fontes Documentais:
CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, PARECER N° 89/85. Documento dos arquivos do Centro de Estudos Afro-Orientais. Salvador, 1985. Texto Datilografado. 4p.
CURSO Introdução aos Estudos Africanos. Fichas de Inscrição. Documentos dos arquivos do Centro de Estudos Afro-Orientais. Salvador, 1982. 40 p.
OFÍCIO n° 183 de 1° de agosto de 1983. Centro de Estudos Afro-Orientais. Salvador, 1983. texto datilografado. 2 p.
OFÍCIO n° 25 de 25 de janeiro de 1986. Centro de Estudos Afro-Orientais. Salvador, 1986. texto datilografado. 2 p.
PROJETO “Introdução aos Estudos da História e das Culturas Africanas”. Documento dos arquivos do Centro de Estudos Afro-Orientais. Salvador, [1985?]. Texto datilografado. 5 p.
TERMO DE CONVÊNIO. Documento dos arquivos do Centro de Estudos Afro-Orientais. Salvador, 1986. Texto datilografado. 4 p.
TERMO DE CONVÊNIO. Documento dos arquivos do Museu Afro-brasileiro. Salvador, 1974. Texto datilografado. 5 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).