Oswaldo de Camargo: o lugar de identidade, resistência e afirmação de uma poética de autoria negra na Literatura Brasileira
Palavras-chave:
Literatura Negra no Brasil, Oswaldo de Camargo, Identidade, Afirmação, ResistênciaResumo
O artigo apresenta uma visão panorâmica da literatura negra no Brasil apresentando o autor, Oswaldo de Camargo, como um dos autores representativos do movimento da negritude no Brasil. Para tanto, o texto traz a análise literária de três poemas do autor a dialogar com as ideias de identidade, resistência e afirmação da cultura negra a partir das artes em especial a literatura.Downloads
Referências
ARAÚJO, Paulo Roberto M de. Identidades contemporâneas: criação, educação e política. Porto Alegre, RS: Zouk, 2006.
BARBOSA, Wilson do Nascimento. Cultura negra e dominação. São Leopoldo, RS: 2002.
BERND, Zilá. O que é Negritude. Coleção primeiros passos. Ed. Brasiliense, 1988.
BERND, Zilá. Literatura e Identidade Nacional. Editora da UFRGS, 2ª Ed. 2003.
BERND, Zilá; LOPES, Cícero Galeno (Org). Identidades Estéticas Compositórias. Porto Alegre: PPGL/UFRGS, 1998.
CAMARGO, Oswaldo de. O Estranho. São Paulo: Roswitha Kempf Editores, 1984.
CÂMARA, Nelson. Escravidão nunca mais: um tributo a Luiz Gama. São Paulo: Lettera.doc, 2009.
DELEUZE, Gilles; GUATARRI, Félix. Introdução: Rizoma. In: Mil Platôs. São Paulo: Editora 34, 1997.
GILROY, Paul. Entre campos: nações, cultura e fascínio da raça. Trad. Célia Maria Marinho de Azevedo et Al, São Paulo: Annablume, 2007.
HALL, Stuart. A identidade Cultural na pós-modernidade. Tradução Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
SODRÉ, Muniz. A verdade seduzida. Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora, 1988.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o Subalterno Falar? Belo Horizonte: UFMG, 2011.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).