BAÚ DA LEITURA E ESCRITA

LITERATURA MARGINAL E PERIFÉRICA

Autores

Resumo

Este artigo apresenta os resultados do Baú da Leitura e Escrita: literatura marginal e periférica, realizado em 2017, com 40 alunos, do 9° ano do ensino fundamental II, da Escola Municipal União da Bahia, pertencente à Rede Municipal de Ensino de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador (RMS). A literatura marginal e periférica tem como foco romper paradigmas historicamente dominantes a cerca da literatura e cultura hegemônica, apresentando, para tanto, o diálogo entre a diversidade literária e cultural marginalizadas das periferias brasileiras. O que motivou o tema situa-se em dois eixos fundamentais: primeiro, ao se constatar que muitos alunos do ensino fundamental II apresentavam dificuldades em relação à interpretação e produção textual; segundo, percebendo que o baú da leitura e escrita ao intensificar a leitura e escrita dos alunos de forma lúdica e prazerosa poderia ser um importante instrumento pedagógico no ensino da língua portuguesa. A partir dessas inquietações surgiu o seguinte problema: como a literatura marginal e periférica pode ampliar o nível de conhecimento dos alunos, melhorando o aprendizado em interpretação e produção textual? O objetivo geral do trabalho visa: estimular o aprendizado dos alunos em língua portuguesa, melhorando a interpretação e produção textual. Dessa forma os objetivos específicos são: - valorizar o estudo da disciplina de língua portuguesa no que tange interpretação e produção textual; - oportunizar por meio da literatura marginal o enfrentamento das diversas desigualdades atestadas pela população jovem; - possibilitar nas várias produções orais e escritas a importância da literatura marginal e periférica. O embasamento teórico traça a compreensão sobre o processo de leitura e escrita, em seguida apresenta a definição e características da literatura marginal e periférica. A metodologia aplicada norteia-se por meio da pesquisa interventiva destinada a produzir avanços e melhorias nos processos de aprendizagens dos sujeitos que delas participam. A abordagem caracteriza-se como qualitativa, em que os conhecimentos teórico-empíricos permitem atribuir-lhe cientificidade. O procedimento técnico adotado na coleta de dados foi por meio de atividades e ações desenvolvidas com os alunos, resultando em uma produção individual escrita e seminário em grupos ao final do trabalho. Por fim, apresenta-se a interpretação dos dados em que se buscou analisar o aprendizado dos alunos por meio das atividades propostas, concluindo que a literatura marginal e periférica foi de extrema importância, uma vez que permitiu aos alunos melhorarem o aprendizado em torno da interpretação e produção textual; aprofundando questões sociais negadas nos livros didáticos e excluídas das narrativas midiáticas dominantes, bem como, aprovação de seis alunos no IFBA e um bom desenho na Prova Brasil em relação à língua portuguesa.

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Biografia do Autor

Verlania dos Santos Carmo, Escola Municipal União da Bahia

Professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II da Rede Municipal de Ensino do Munícipio de Simões Filho, Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino do Município de Salvador. Especialização em Educação e Políticas Educacionais. Aluna Especial do Mestrado Profissional de Educação de Jovens e Adultos (MPEJA - UNEB SSA)

Marisa Costa

Professora da Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino do Município de Salvador. 

Referências

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Publicado

2022-11-18

Como Citar

Carmo, V. dos S. ., & Costa, M. (2022). BAÚ DA LEITURA E ESCRITA: LITERATURA MARGINAL E PERIFÉRICA. Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais E Educação, 10(16), e162202. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/opara/article/view/5355