BAÚ DA LEITURA E ESCRITA
LITERATURA MARGINAL E PERIFÉRICA
Resumo
Este artigo apresenta os resultados do Baú da Leitura e Escrita: literatura marginal e periférica, realizado em 2017, com 40 alunos, do 9° ano do ensino fundamental II, da Escola Municipal União da Bahia, pertencente à Rede Municipal de Ensino de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador (RMS). A literatura marginal e periférica tem como foco romper paradigmas historicamente dominantes a cerca da literatura e cultura hegemônica, apresentando, para tanto, o diálogo entre a diversidade literária e cultural marginalizadas das periferias brasileiras. O que motivou o tema situa-se em dois eixos fundamentais: primeiro, ao se constatar que muitos alunos do ensino fundamental II apresentavam dificuldades em relação à interpretação e produção textual; segundo, percebendo que o baú da leitura e escrita ao intensificar a leitura e escrita dos alunos de forma lúdica e prazerosa poderia ser um importante instrumento pedagógico no ensino da língua portuguesa. A partir dessas inquietações surgiu o seguinte problema: como a literatura marginal e periférica pode ampliar o nível de conhecimento dos alunos, melhorando o aprendizado em interpretação e produção textual? O objetivo geral do trabalho visa: estimular o aprendizado dos alunos em língua portuguesa, melhorando a interpretação e produção textual. Dessa forma os objetivos específicos são: - valorizar o estudo da disciplina de língua portuguesa no que tange interpretação e produção textual; - oportunizar por meio da literatura marginal o enfrentamento das diversas desigualdades atestadas pela população jovem; - possibilitar nas várias produções orais e escritas a importância da literatura marginal e periférica. O embasamento teórico traça a compreensão sobre o processo de leitura e escrita, em seguida apresenta a definição e características da literatura marginal e periférica. A metodologia aplicada norteia-se por meio da pesquisa interventiva destinada a produzir avanços e melhorias nos processos de aprendizagens dos sujeitos que delas participam. A abordagem caracteriza-se como qualitativa, em que os conhecimentos teórico-empíricos permitem atribuir-lhe cientificidade. O procedimento técnico adotado na coleta de dados foi por meio de atividades e ações desenvolvidas com os alunos, resultando em uma produção individual escrita e seminário em grupos ao final do trabalho. Por fim, apresenta-se a interpretação dos dados em que se buscou analisar o aprendizado dos alunos por meio das atividades propostas, concluindo que a literatura marginal e periférica foi de extrema importância, uma vez que permitiu aos alunos melhorarem o aprendizado em torno da interpretação e produção textual; aprofundando questões sociais negadas nos livros didáticos e excluídas das narrativas midiáticas dominantes, bem como, aprovação de seis alunos no IFBA e um bom desenho na Prova Brasil em relação à língua portuguesa.
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Referências
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